Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 13h36m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

BCE reduz prejuízo a 1,254 bilhão de euros em 2025 e prevê retorno ao lucro este ano

Estadão Conteúdo 26/02/2026 08:50

O Banco Central Europeu (BCE) registrou prejuízo de 1,254 bilhão de euros em 2025, valor inferior à perda de 7,944 bilhões de euros apurada em 2024, refletindo principalmente a "redução significativa" da despesa líquida com juros, segundo comunicado. Não haverá distribuição de lucros aos bancos centrais nacionais da zona do euro.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

As perdas acumuladas desde 2022 decorrem das medidas adotadas para cumprir o mandato de estabilidade de preços. O BCE expandiu o balanço com compras de ativos de juros fixos e prazos longos, enquanto o custo de suas obrigações passou a responder rapidamente à alta das taxas básicas em 2022 e 2023, elevando as despesas financeiras.

O BCE afirmou que espera voltar a lucrar em 2026 ou no próximo ano, a depender do nível futuro das taxas e do câmbio. O balanço da instituição encolheu 37 bilhões de euros, para 603 bilhões de euros, enquanto o do Eurosistema caiu para 6,293 trilhões de euros, com a redução das carteiras de política monetária.

SESC PICASSO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas