Assembleia decreta luto por morte de Geovani Silva
Ex-deputado estadual e ídolo do futebol brasileiro morreu aos 62 anos após passar mal em casa
Vitória News 18/05/2026 13:40
Foto: Victor Thomé/Reprodução Ales
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo decretou luto oficial de dois dias pela morte do ex-deputado estadual e ex-jogador Geovani Silva, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (18). O ex-parlamentar tinha 62 anos e morreu após passar mal em casa e ser levado a um hospital.
Geovani exerceu mandato na Assembleia entre 2003 e 2007 pelo PTB e ocupou o cargo de 2º vice-presidente da Casa no biênio 2005-2006. Antes da trajetória política, construiu carreira de destaque no futebol brasileiro, com passagens marcantes pela Desportiva Ferroviária, Vasco da Gama e Seleção Brasileira.
O presidente da Ales, Marcelo Santos (União), lamentou a morte do ex-atleta e destacou a importância de Geovani para o esporte nacional.
“Iniciamos a semana com a triste notícia da partida do nosso eterno ‘Pequeno Príncipe’, Geovani Silva, craque que marcou gerações com a camisa do Vascão e escreveu seu nome na história do futebol brasileiro. Que Deus conforte familiares, amigos e toda a nação vascaína neste momento”, declarou.
Ídolo do futebol brasileiro
Natural de Vitória, Geovani nasceu em 6 de abril de 1964 e iniciou a carreira nas categorias de base da Desportiva Ferroviária. Em 1980 conquistou os campeonatos estaduais juvenil, júnior e profissional pelo clube capixaba.
O desempenho chamou atenção do Vasco da Gama, clube para o qual foi contratado em 1982. Pelo time carioca, conquistou cinco Campeonatos Cariocas: 1982, 1987, 1988, 1992 e 1993.
Com a Seleção Brasileira Sub-20, Geovani foi campeão sul-americano e mundial em 1983, terminando o torneio como artilheiro, com seis gols, além de ser eleito o melhor jogador da competição.
Também conquistou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e integrou o elenco campeão da Copa América de 1989. Pela Seleção principal, disputou 23 partidas e marcou cinco gols.
Ao longo da carreira, atuou ainda por clubes como Bologna, da Itália, Karlsruher, da Alemanha, Tigres, do México, além de ABC, Serra e Rio Branco. Encerrou a carreira em 2002.
Em 2023, Geovani foi homenageado pela Assembleia Legislativa durante sessão solene em comemoração aos 60 anos da Desportiva Ferroviária.
Passagem pela política e problemas de saúde
Após deixar os gramados, Geovani ingressou na política e foi eleito deputado estadual em 2002 com 19.572 votos. Durante o mandato, chegou a ser eleito presidente da Assembleia, mas o resultado acabou anulado pela Justiça.
Nos últimos anos, o ex-jogador enfrentou diversos problemas de saúde. Em 2006, foi diagnosticado com polineuropatia, doença neurológica que compromete nervos periféricos e chegou a afetar sua mobilidade.
Em 2015, recebeu diagnóstico de câncer na coluna vertebral. Nos anos seguintes, enfrentou sucessivas internações relacionadas a complicações cardíacas, inflamações e infecções intestinais. Em 2025, voltou a ser hospitalizado após sofrer paradas cardiorrespiratórias e permaneceu internado em estado grave na Grande Vitória.
Compartilhe esta notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Senac 16 de julho — Capa (rail) e "v2-manchete-rail-1