Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 10h45m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Aracruz terá quatro totens de segurança com câmeras e botão de emergência

Equipamentos serão instalados em pontos estratégicos e terão ligação direta com o Ciodes para ampliar o monitoramento urbano

Vitória News 17/06/2026 12:13
Aracruz terá quatro totens de segurança com câmeras e botão de emergência
Foto: GovES/Divugação

Aracruz vai receber quatro Totens de Segurança em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos fazem parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em parceria com a Prefeitura de Aracruz.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A proposta é ampliar o monitoramento urbano, reforçar a prevenção à criminalidade e agilizar o atendimento em situações de emergência. Os totens serão conectados ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que funciona 24 horas por dia.

Cada equipamento tem quatro metros de altura e conta com giroflex, comunicadores de alta potência, câmeras de 360 graus com transmissão em tempo real e botão de acionamento direto para o Ciodes. A tecnologia também inclui recursos de inteligência artificial, como reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos, detecção de aglomerações, contagem e rastreamento de pessoas e objetos.

Segundo o secretário municipal de Transformação Digital, Higor Bandeira, a implantação dos totens representa mais um avanço no uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população.

“A implantação dos Totens de Segurança representa mais um avanço de Aracruz na utilização da tecnologia como ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população. Estamos investindo em soluções inteligentes que ampliam a capacidade de monitoramento, fortalecem a integração com as forças de segurança e permitem respostas mais rápidas em situações de emergência”, afirmou.

SESC PICASSO

O prefeito Dr. Coutinho destacou que a instalação dos equipamentos é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

“A instalação dos Totens de Segurança é resultado da parceria entre a Prefeitura de Aracruz e o Governo do Estado para fortalecer a proteção dos aracruzenses. Esses equipamentos vão ampliar o monitoramento dos espaços públicos, apoiar o trabalho das forças de segurança e proporcionar mais tranquilidade à população”, disse.

O primeiro Totem de Segurança do Espírito Santo foi inaugurado em julho de 2025, em Cariacica. Depois, os equipamentos foram expandidos para a Grande Vitória, que atualmente conta com 40 unidades em funcionamento.

CONTADOR - BONUS

Desde o início do projeto até a última quinta-feira (11), os totens registraram 2.749 acionamentos pelo botão de emergência e 73 ocorrências iniciadas por operadores do sistema. No período, foram contabilizadas 1.061 ocorrências, incluindo casos de tentativa de homicídio, acidentes de trânsito, violência doméstica e tráfico de drogas.

A escolha das cidades contempladas leva em conta critérios técnicos, como densidade populacional, análise criminal e fluxo urbano. Os equipamentos instalados no interior funcionarão da mesma forma que os da Região Metropolitana, conectados ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), do Ciodes.

Fonte: Prefeitura de Aracruz

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas