Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h13m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Água a R$ 80: 2 são presos e MP autua 65 empresas por preço abusivo no RS

FolhaPress 18/05/2024 16:54

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Rio Grande do Sul prendeu duas pessoas e autuou 65 estabelecimentos comerciais que estariam se aproveitando da tragédia provocada pelas cheias para cobrar preços abusivos.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Uma força tarefa do MP já recebeu 680 denúncias de abusos no estado desde o dia 4 de maio. Foram 315 denúncias e 65 autuações apenas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Alvorada -na Região Metropolitana-, informa comunicado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

Mercados e postos de gasolina foram os principais alvos. "Em um dos postos, dois funcionários foram presos", diz o MP. A força tarefa também fiscalizou farmácias, empresas de caminhão pipa e revendas de gás e água.

"Em algumas, o galão de 20 litros estava sendo vendido a R$ 80.", disse o Ministério Público do RS, em nota.

SESC PICASSO

As denúncias são feitas pelo email precoabusivo@mprs.mp.br. "O consumidor precisa ter um canal rápido para denunciar quando se depara com um produto comercializado acima do preço, ainda mais nesse momento de crise", diz o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.

Onda de frio no RS

Além do abuso de alguns comerciantes, os gaúchos enfrentam uma onda de frio. Metade dos 621 abrigos no estado precisam de cobertores, segundo o Observatório do Desenvolvimento Social. Eles abrigam 49.716 pessoas em 76 cidades.

Até o momento, 155 pessoas morreram. São 461 municípios e 2,3 milhões de pessoas afetadas diretamente, segundo o governo estadual.

Pela manhã, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou assistência a animais resgatados. Mais de 12 mil foram retirados de áreas alagadas ou ilhadas.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas