Peça premiada e oficinas gratuitas em Vila Velha - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Vitória Show
Peça premiada e oficinas gratuitas em Vila Velha
Publicado por Redação VitóriaNews
Foto: Thiago Lourenço

Após circular por cidades do interior capixaba, o projeto "Teatro para Provocar Teatro", da Trupe Iá Pocô, com direção do dramaturgo Rodrigo Paouto, chega à Vila Velha. A iniciativa contempla oficinas teatrais abertas ao público, que vão acontecer na próxima terça-feira (11), além de duas sessões gratuitas do espetáculo "O Cortiço dos Anjos", na quarta-feira (12), às 19 e às 21 horas. A montagem é inspirada nas obras de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos, grandes nomes do teatro mundial.

O Cortiço dos Anjos destaca a história de quatro mulheres que vivem no cortiço da Lady Domana, uma velha travesti, saudosa por seus tempos de glória e boemia no Beco do Italiano. Além dela, constam ainda Selma, uma religiosa fanática e desprezada pelo marido, Cecília, uma lésbica, ex-presidiária e Silvana, uma caótica mulher que cresceu em um prostíbulo conhecido como A Casa do Portão Rosa, sem ao menos conhecer sua mãe.

Em um universo controverso, às margens da sociedade e repleto de desafios e desafetos, as quatro personagens contam suas histórias diante de um delegado que investiga a morte de uma quinta moradora do Cortiço, a Teresa, um assassinato misterioso e cruel que aconteceu no Beco do Italiano, em uma noite fria e chuvosa. "Mais do que entreter, a peça promove a reflexão de situações que são vivenciadas no cotidiano, se não por nós, por pessoas a nossa volta", destaca Rodrigo Paouto.

 

O espetáculo que escarnece as deficiências humanas, suas fraquezas, vícios, desejos e medos, e com isso deixa explícita as nuances entre diversas escolhas e suas consequências nas vidas das personagens, nos deixando uma pergunta no ar... Vale a pena amar demais? Ou "o amor nada mais é, do que a necessidade de sublimar aquilo que aos olhos dos outros é tão simples?".

Teatro Para Provocar Teatro

A meta do projeto é provocar um efeito multiplicador da arte junto às comunidades e responder ao ímpeto artístico deste público, além de instigá-lo a refletir sobre si mesmo, sobre suas relações pessoais e sociais e sobre a sociedade como um todo. O "Teatro para Provocar Teatro" busca ainda impactar a realidade local de forma abrangente, para além do período da estadia do grupo teatral, deixando heranças culturais. O projeto, que passou no último mês por Afonso Cláudio, Guaçuí, Linhares e Rio Novo do Sul, foi contemplado no edital 'Circulação de Espetáculos de Teatro', da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em 2017.

Premiação

Na última edição do Festival Nacional de Teatro, que aconteceu mês passado, "O Cortiço dos Anjos" recebeu o Prêmio Especial do Júri, Paulo Honório da Costa, pelo conjunto da obra, além do título de melhor espetáculo, melhor texto e melhor direção, na categoria adulto, para Rodrigo Paouto e melhor atriz (Dana Oliver) e melhor atriz coadjuvante (Deb Schulz).

Oficinas
E buscando incentivar a criação de novos coletivos teatrais no interior e até a descoberta de novos talentos, serão ofertadas duas oficinas gratuitas e abertas ao público, na terça-feira, dia 11 de setembro: "A arte de contar histórias", ministrada pela atriz Dana Oliver, das 8 às 10 horas e "Corpo e expressividade", com a atriz e dançarina contemporânea Deb Schulz, das 10 às 12 horas.

As oficinas são voltadas para jovens, a partir de 15 anos e adultos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail contato@trupeiapoco.art.br.

Serviço
Espetáculo "O Cortiço dos Anjos"
Data: 12/9 (quarta-feira), às 19h e às 21h
Local: Teatro Municipal de Vila Velha (Praça Duque de Caxias, Centro)
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos

Oficinas gratuitas
Data: 11/9 (terça-feira)

Local: Teatro Municipal de Vila Velha (Praça Duque de Caxias, Centro)

Inscrições: contato@trupeiapoco.art.br

"A arte de contar histórias", com a atriz Dana Oliver  

Das 8 às 10 h

"Corpo e expressividade", com Deb Schulz
Das 10 às 12 horas  

X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}