Educação Transformadora
A Prefeitura de Vitória anunciou a ampliação das escolas em tempo integral, com 41 unidades oferecendo a modalidade em 2025, 11 a mais que o número atual. Essa expansão trará 3.114 novas vagas, totalizando 10.232 vagas distribuídas entre as Escolas Municipais de Ensino Fundamental e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede.
No ensino integral, o aluno passa nove horas diárias na escola, com um currículo diversificado que inclui disciplinas básicas, práticas educativas, atividades socioemocionais e apoio nutricional com quatro refeições que cobrem 70% das necessidades diárias dos estudantes. “Esse projeto é fruto do compromisso da Prefeitura de Vitória com uma educação transformadora, que impacta positivamente nossas comunidades escolares,” afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Marco
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, destacou que o ensino em tempo integral contribui para o desenvolvimento completo do aluno, unindo as áreas cognitiva, psicomotora e socioemocional. “A ampliação é um marco para a educação pública de Vitória, oferecendo um acompanhamento pedagógico mais aprofundado e um cotidiano escolar enriquecido”, destacou.
Desde o início de 2021, a capital tem avançado no ensino integral. Inicialmente, Vitória contava com apenas quatro unidades; atualmente, são 30. Em 2025, serão 41 escolas e CMEIs, abrangendo diversos bairros, como Jardim Camburi, São Benedito, Bela Vista, entre outros.
O projeto inclui atividades voltadas ao protagonismo juvenil e a construção de projetos de vida, incentivando a autonomia dos alunos e promovendo uma educação mais equitativa.