Vila Velha recebe investimento de R$ 143 milhões do Governo Federal para novo corredor de ônibus

Foto: Reprodução/PMVV

A Prefeitura de Vila Velha firmou um importante acordo com o Ministério das Cidades para a criação de um novo corredor de ônibus que irá conectar a Terceira Ponte ao corredor da Avenida Carlos Lindenberg. O projeto, com investimentos superiores a R$ 143 milhões, será inteiramente financiado pelo Orçamento Geral da União (OGU), sem a necessidade de contrapartida financeira do município.

Este corredor exclusivo para ônibus, que abrange um eixo de 7,5 quilômetros, tem como objetivo otimizar o transporte público e beneficiar diariamente milhares de passageiros. O projeto foi selecionado no programa Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável, coordenado pelo Ministério das Cidades, e coloca Vila Velha como a única cidade capixaba a ser contemplada com recursos do programa.

Além da construção do corredor de ônibus, a obra inclui a implementação de uma ciclovia de 3 km, ligando o Terminal de Vila Velha ao Terminal Aquaviário da Prainha, e calçadas para pedestres, incentivando o uso de transporte ativo de forma segura. Para garantir a acessibilidade e segurança, passarelas serão instaladas nos pontos de maior movimentação, e serão criadas estações de passageiros, abrigos e sistemas de sinalização. A nova infraestrutura contará ainda com uma Central de Controle Operacional, visando maior eficiência no sistema de transporte público.

A previsão é de que o novo projeto atenda cerca de 62 mil passageiros por dia, promovendo a integração entre os ônibus municipais e metropolitanos, as ciclovias e o transporte aquaviário.

Foco na Mobilidade e Acessibilidade

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Adriana Miguel Peixoto, o projeto busca priorizar o transporte coletivo, melhorar a fluidez do trânsito e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas. A secretária também destacou a importância da parceria entre as secretarias municipais para o sucesso do projeto.

As próximas fases incluem a elaboração dos projetos executivos, a aprovação pelo Ministério das Cidades, o processo licitatório para a execução das obras, a autorização para o início das obras e, finalmente, a execução da obra, que promete transformar a mobilidade urbana em Vila Velha.

Com um investimento robusto e foco em sustentabilidade, o novo corredor de ônibus não apenas ampliará a eficiência do transporte público, mas também beneficiará a comunidade local, estimulando uma cidade mais integrada e acessível para todos.

Compartilhe: