sexta-feira, 20 maio, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Serra é a cidade com mais registros de nascimento em 2021 no ES

Segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, o munícipio da Serra é o que mais registrou nascimentos no estado em 2021. Ao todo, foram 7.237 bebês registrados no munícipio. Em maio, o número de nascimentos na cidade bateu recorde com 659 registros emitidos. 

A diretora de Registro Civil do Sinoreg-ES ressalta a importância do registro de nascimento para a vida do cidadão. “Ainda que o número de sub-registro venha diminuindo, os dados são de crianças registradas. Ou seja, é possível que mais bebês podem ter nascido nesse período”, comenta. 

Ainda há casos de crianças sem registro ou com registros incompletos como, por exemplo, sem o nome do pai. Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), quase 100 mil crianças nascidas em 2021, até o começo de agosto, não têm o nome do pai no registro civil. 

No estado, maternidades e hospitais que realizam partos contam com Unidades Interligadas (UI) para garantir o registro de nascimento. As UIs possibilitam que os dados do bebê cheguem, por um sistema compartilhado, rapidamente ao registrador e garante a emissão do registro de nascimento com as informações primárias, evitando erros.   

A diretora explica que a iniciativa contribui para a facilitação da emissão do documento, principalmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. “Ainda que gratuito e fundamental para o início da vida civil, muitas famílias deixavam de fazer a certidão de nascimento, com as UIs o processo é facilitado”.  

A medida é regulamentada pela Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJ/ES) e prevê, ainda, que o registro seja feito em local de escolha das mães ou pais. “É possível escolher o cartório em que a criança será registrada, podendo ser na região de nascimento ou de moradia”, comenta a diretora. 

Dados estaduais 

No estado, foram registrados 53.275 bebês em 2021. No comparativo com 2020, foram emitidos quase mil registros a menos.  

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas