sexta-feira, 20 maio, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Livro ‘O Terceiro Paraíso’ conquista Prêmio Alfaguara

O escritor chileno Cristian Alarcón ganhou o Prêmio Alfaguara de Romance nesta quinta-feira, 20, por sua obra inédita O Terceiro Paraíso, sobre um homem que reconstrói seu passado enquanto cultiva um jardim como paraíso pessoal, anunciou o júri após reunião em Madri.

O grupo premiou este “belíssimo romance” de “vigor narrativo” que “abre uma porta à esperança de encontrar nas pequenas coisas um refúgio das tragédias coletivas”, disse o presidente do júri, o escritor espanhol Fernando Aramburu, em entrevista coletiva.

Jardim

O romance, que a Editora Alfaguara publicará em 24 de março, primeiro em língua espanhola, narra como um jardim nos arredores de Buenos Aires se torna um refúgio durante a pandemia para um protagonista que poderia ser o alter ego do autor. Do cultivo e cuidado da natureza surgem a indagação sobre o pensamento científico, o nascimento da botânica e a exploração, enquanto o protagonista relembra a história familiar marcada por episódios dramáticos na história recente da Argentina e do Chile, como a ditadura de Augusto Pinochet.

O júri destacou “o vigor narrativo de um belo romance, de dupla estrutura”, ambientado em vários lugares do Chile e da Argentina, no qual “o protagonista reconstrói a história de seus ancestrais, mergulhando em sua paixão cultivando um jardim, em busca de um paraíso pessoal”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas