Vice-prefeita da Serra Lourência Riani anuncia festividades do Mês da Consciência Negra - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Variedades
Vice-prefeita da Serra Lourência Riani anuncia festividades do Mês da Consciência Negra
Publicado por Walter Conde / Redação VitóriaNews
Foto arquivo

A vice-prefeita da Serra, Lourência Riani, está anunciando a realização de festividades comemorativas ao Mês da Consciência Negra, entre quinta-feira (19) e sábado (21). A programação é extensa. Nesta quinta-feira (19) ocorre no Terminal do Transcol de Laranjeiras duas ações culturais. Uma é o cortejo afro e a outra é um Flash Mob, intervenção de dança com os participantes realizando ação inusitada previamente combinada.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e a data marca a morte do maior líder da história dos negros no Brasil, Zumbi dos Palmares, segundo Lourência Riani . Ele foi capturado e assassinado pelos colonizadores no dia 20 de novembro de 1695, após ter sido denunciado por um companheiro. Neste mesmo dia, o Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros, foi destruído.

Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. As festividades na Serra estão sendo feitas sob a coordenação do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Municipal do Negro e Conselho Municipal de Juventude, ligados à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

A vice-prefeita Lourência Riani  disse que são diversas atividades culturais durante o Mês da Consciência Negra, que incluem shows musicais, dança, hip-hop, rodas de conversa, palestras, Passeio Ciclistico, sarau, entre outras atrações, todas gratuitas e em várias regiões do município. Nesta quinta-feira (19) ocorre no Terminal do Transcol de Laranjeiras duas ações culturais. Uma é o cortejo afro e a outra é o Flash Mob, uma intervenção de dança com os participantes realizando ação inusitada previamente combinada.

No sábado (21), no Parque da Cidade, ocorrerá o Festival de Cultura Afro, com a presença das bandas de sucesso como Preta Root’s, A Mesa, Zumbidobom e Vinga Semente .A vice-prefeita entende que a data comemorativa possibilita criar novas perspectivas sobre como discutir, dar viabilidade e visibilidade à cultura e a história do povo negro no município de Serra, onde cerca de 70% da população composta por pretos e pardos.

Um outro fator que provou a Prefeitura a desenvolver as festividades, e acordo com a vice-prefeita Lourência Riani, são os alarmantes dados de assassinatos apurados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. É onde a Serra se destaca entre os municípios que mais se extermina jovens e mulheres negras por arma de fogo.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Flash Mob e Cortejo Afro no Terminal de Laranjeiras
No dia 19/11 no Terminal de Laranjeiras, ocorrerão duas ações culturais, Flash Mob é um intervenção através de dança, onde os participantes realizam ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram.

Festival Cultural
No dia 21 de novembro a partir das 16:00, um palco montado no Parque da Cidade recebe as comemorações do Dia da Consciência Negra, com o seguinte cronograma
16:00 - Exposição de fotos e Encontro de Danças Urbanas
17:40 - Abertura com Apresentação de Danças 
18:00 - Preta Rotts
18:50 - Vinga Semente 
19:40 - A Mesa
20:30 - Apresentação de Dança
20:40 - Zumbido Bom
21:30 - Encerramento

 

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.