A Benevix Administradora de Beneficios Ltda, empresa responsável pelo faturamento da Unimed Vitória, está comunicando aos clientes que está aplicando o índice de reajuste de 22,50%, para clientes com renovação contratual em novembro. O percentual é quase cinco vezes a inflação anual medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE nesta semana, onde o indicador inflacionário dos últimos meses foi de 4,68%.
Em comunicado aos clientes da Unimed Vitória, a Benevix alegou que o aumento elevado “contempla o histórico de utilização do plano pelos participantes, as receitas oriundas de mensalidades e co participações nos últimos 12 meses, além do índice de inflação do período que impacta diretamente o valor dos serviços de saúde e administração.”
Prejuízo da Unimed Vitória
Em um comunicado anterior, feito ainda em novembro último, a Benevix alegou que ainda estava em “negociações” , para definir qual seria o índice de reajustes, mas alertou os clientes sobre o impacto que iria ter: A empresa de cobrança não citou o prejuízo da Unimed Vitória acima de R$ 165 milhões, feitas com a aplicações financeiras mal sucedidas com o Fundo da Infinity.
“A situação atual do mercado de saúde suplementar no país é desafiadora, com altos índices de sinistralidade e prejuízos para as operadoras”, preferiu alegar a Benevix em seu comunicado à clientela da Unimed Vitória. Para penalizar o cliente que teve o contrato renovado em novembro, a Benevix ainda alertou que o “boleto da competência 11/2023 foi gerado sem aplicação de reajuste, sendo necessária a cobrança retroativa na próxima competência, isto é, no boleto de 12/2023.”
Procon estadual
O volume de reclamações contra os planos particulares de saúde, recebidos pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Espírito Santo, o Procon-ES, aumentou mais de três vezes entre o início de janeiro e esta quinta-feira, 14 de julho, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 644 queixas registradas nestes 11 meses e meio de 2023, contra 196 do ano passado.
Dentro desse quantitativo, a Unimed Vitória representou 23 insatisfações de clientes neste ano, contra 103 em 2022. O reajuste é uma das principais queixas registradas no Procon estadual, segundo informações do órgão. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é responsável pelo controle dos reajustes de mensalidade dos planos de saúde, diz o órgão fiscalizador estadual.
Como reclamar
O Procon estadual recomenda aos clientes das operadoras de saúde que estejam insatisfeitos, para que formalizem a sua reclamação no órgão.
As reclamações podem ser registradas pessoalmente na sede do Procon-ES, na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site https://agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil Cariacica, próximo ao Terminal do Transcol de Campo Grande, e atende também aos sábados até às 13 horas.
Uma outra forma de registrar a reclamação, segundo o Procon-ES é através do seu site, o https://procon.es.gov.br. “É importante levar os documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, carteira do plano de saúde e documentos que comprovem a reclamação”, lembra o órgão público estadual.