22A Unidos da Piedade será a terceira escola do Grupo Especial a entrar na passarela do samba no próximo sábado (22), com o enredo “Ibeji”. A proposta da agremiação é homenagear a infância e celebrar a vida das crianças, uma temática que se conecta profundamente com a comunidade da escola.
O presidente da Unidos da Piedade, Jocelino Júnior, explicou a escolha do enredo, destacando a relevância da comunidade, composta majoritariamente por mulheres e crianças. “Este ano, a Piedade completa 70 anos e, com este enredo, queremos falar sobre a vida, o renascimento e a importância das nossas crianças, que representam o futuro e a esperança de nossa comunidade”, afirmou.
O samba-enredo da Unidos da Piedade, que promete emocionar os foliões, traz versos que exaltam as bênçãos de Cosme e Damião, entidades sincréticas ligadas à cultura afro-brasileira, e também destaca a relação com as tradições e raízes do povo yorubá. A letra transmite uma mensagem de fé, alegria e união, com um toque especial de reverência aos pequenos, que são vistos como agentes de transformação e esperança.
Confira a letra do samba-enredo:
Samba-enredo: Solta a criança que existe em você
No orum e no ayê cantar de felicidade
Essa criança que existe em você
Novamente vem dizer acredita piedade!
No silêncio do olhar
A razão pra admirar
São dois seres pequeninos
“Ibeji”, pingos de gente
Travessura inocente
Sob as bênçãos do divino
Na luz do orixá
Encanto e amor
Eparrey oyá, cabecílê xangô
Ora yê yê ô, mamãe oxum foi quem criou
Leva fé, o que ele faz ninguém desfaz
Chegou na paz idou pra confirmar
Salve! a sagrada união, eternidade…
Dualidade da raiz yorubá.
Água pra quem tem sede
Comida pra alimentar
Tambores da boa sorte
Na “fonte grande” à jorrar
Pra vida enganar a morte
Nas voltas que o mundo dá
A grandeza dos pequenos tá guardada na lembrança
No axé da “ibeijada” a esperança
Ciranda ê, é tempo de cirandar
27 de setembro é dia de festejar
Tem alegria pra adoçar o coração
Eu sou devoto, salve Cosme e Damião!
Com o enredo “Ibeji”, a Unidos da Piedade promete uma apresentação vibrante, que não só celebra a infância, mas também reforça a importância das raízes culturais afro-brasileiras no cenário carnavalesco. A escola conta com a energia contagiante das crianças e a união de sua comunidade para proporcionar uma grande festa na avenida.