Sábado, 10 de Outubro de 2026 | 08h42m
Vitória News — Um jornal de verdade
Torre de Papel
Política

UNE mobiliza estudantes em ao menos 13 estados e no DF em apoio a Lula no segundo turno

Atos convocados pela entidade estudantil reuniram universitários e trabalhadores em diferentes capitais e também defenderam pautas como educação pública, democracia e fim da escala 6x1

Vitória News 10/10/2026 07:14
UNE mobiliza estudantes em ao menos 13 estados e no DF em apoio a Lula no segundo turno
Foto: Fernando Frazão/ABr

Estudantes de diferentes regiões do país participaram, ao longo da semana, de manifestações em apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Os atos foram convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que declarou apoio formal à candidatura de Lula nesta etapa da disputa.

Na quarta-feira (7), milhares de estudantes e trabalhadores se reuniram na região da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, e seguiram em caminhada pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia.

Além do apoio eleitoral, os manifestantes levaram às ruas outras pautas, como a defesa da educação pública gratuita e de qualidade, o fim da escala 6x1 e a manutenção da democracia.

Atos em pelo menos 13 estados e no DF

Na quinta-feira (8), houve manifestações em ao menos 13 estados e no Distrito Federal.

Em São Paulo, estudantes se reuniram em instituições como Cásper Líbero e Mackenzie. Também houve concentração na Praça Roosevelt, na região central da capital paulista.

No Tocantins, a mobilização ocorreu na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

O jornalista Kaio Costa, ex-aluno da universidade, afirmou que participou do ato não apenas em apoio a Lula, mas também em defesa de direitos e da democracia.

SESC PICASSO

“Eu não posso me dar o luxo de só assistir a coisa acontecer”, disse, ao comentar preocupações com possíveis retrocessos em direitos de mulheres e grupos minoritários.

Também foram registrados atos em Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Sul, Ceará, Amapá e Paraná.

Mobilização na Universidade de Brasília

No Distrito Federal, a manifestação ocorreu na Universidade de Brasília.

Segundo a estudante de Direito Ada Victória Moura Leite, de 18 anos, o ato reuniu universitários e também participantes da comunidade externa, entre eles estudantes secundaristas.

CONTADOR - BONUS

“Não podemos regredir para um Estado que não respeite os direitos humanos, que não valorize a universidade pública”, afirmou.

UNE se posiciona no segundo turno

A mobilização ocorre após a UNE declarar apoio oficial a Lula no segundo turno da eleição presidencial.

A entidade tem atuação histórica em movimentos estudantis e participa regularmente de debates sobre políticas educacionais e temas nacionais.

Os atos desta semana combinaram apoio político ao candidato com reivindicações ligadas à educação, direitos sociais e organização do trabalho.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus Feliz Automóveis

Notícias Relacionadas