A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha participa, neste sábado (18), de uma mobilização especial em comemoração ao Dia Mundial do Pão. Das 8h às 12h, moradores poderão trocar garrafas PET, óleo de cozinha usado ou tampinhas plásticas por pães em cinco pontos diferentes da cidade.
Locais da troca
Os pontos de coleta estarão distribuídos pela cidade: Praça de Coqueiral (Avenida Santa Leopoldina, 1110), Praça de Jardim Colorado (Rua Cravo), Praça Deus Pai em Cobilândia (em frente ao Supermercado Ramos), Praça Zelinda Regina em Barramares e Rua São José, no bairro Dom João Batista (em frente à quadra de esportes).
A troca seguirá as seguintes equivalências:
Duas garrafas PET valem um pão.
Um litro de óleo usado equivale a dois pães.
Dez tampinhas plásticas podem ser trocadas por um pão.
O material arrecadado será encaminhado a projetos de reciclagem e instituições sociais parceiras. As tampinhas plásticas serão destinadas ao Programa Tampinhas do Bem, que converte os recursos obtidos em ração para o Banco de Ração de Vila Velha, ajudando ONGs e protetores de animais. Já as garrafas PET serão destinadas à Associação de Catadores Revive.
Ação conjunta e sustentável
A campanha é uma iniciativa do Sindipães e da Aipães, com apoio da Prefeitura de Vila Velha, Abip, Sebrae, Sindiplast-ES, Programa Tampinhas do Bem, Buaiz Alimentos, Sicredi, SP Produtos, Vó Joana, Diskpan, Bentos, Wilso, Xodó e Biomarca.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Isabela Igreja, a ação une responsabilidade ambiental e solidariedade. “Essa é uma ação simples, mas com grande poder de mobilização. Quando o cidadão percebe que pode contribuir com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ajudar causas sociais, ele entende que pequenas atitudes geram grandes transformações”, afirmou.
Serviço
📅 Data: sábado, 18 de outubro
🕗 Horário: das 8h às 12h
📍 Locais:
Praça de Coqueiral – Av. Santa Leopoldina, 1110
Praça de Jardim Colorado – Rua Cravo
Praça Deus Pai – Cobilândia (em frente ao Supermercado Ramos)
Praça Zelinda Regina – Barramares
Rua São José – Dom João Batista (em frente à quadra)