SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da luta pela liberdade do povo negro do Brasil, será o homenageado na 22ª edição do Troféu Raça Negra. O evento acontece nesta quarta-feira (20), às 19h, no Espaço Unimed.
Nesta data é comemorado o Dia da Consciência Negra, que neste ano pela primeira vez será feriado nacional.
O Troféu Raça Negra 2024 e a Virada da Consciência 2024 comemoram também os 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares, instituição sem fins lucrativos que trabalha para inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior.
Confira os homenageados desta edição:
Bia Souza – Atleta campeã olímpica de Paris 2024;
Isabel Filardis – Atriz, cantora e multiartista;
Wilson Simoninha – Cantor, compositor, produtor e diretor musical;
Maria Aline Soares – Autora das obras A História do Nome Abayomi e Livro de colorir Abayomi e seu Amor pelo Carnaval, e ex-aluna da Zumbi dos Palmares; Fábio Barbosa – CEO da Natura;
Elias Pedroso Chimuco – Presidente da Fundação Piedoso, detentora da Universidade Independente de Angola;
Cristina Jorge – Ex-diretora acadêmica da Universidade Zumbi dos Palmares;
Solange Cruz Bichara Rezende – Presidente da Mocidade Alegre; A
Angelina Basílio – Presidente da Rosas de Ouro.
A cerimônia deste ano será apresentada por Nathália Monteiro, Rita Batista e Thiago Oliveira.
Na última edição, a grande homenageada foi a jornalista Glória Maria, que morreu em fevereiro de 2023. Também receberam homenagens os atores Elisa Lucinda e Samuel de Assis, a escritora e colunista da Folha Djamila Ribeiro, a cantora Alaíde Costa e a funcionária pública Kelli Quirino, por defenderam a igualdade racial em suas respectivas áreas.
Criado e organizado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, o Troféu Raça Negra visa destacar personalidades que contribuem para inclusão social e na luta contra o racismo.
Nomes como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Jair Rodrigues e Wilson Simonal já foram homenageados.
A premiação faz parte da Virada da Consciência Negra de 2024.