Trens de Porto Alegre voltam a funcionar quatro meses após ser suspenso durante enchentes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O serviço de trens de Porto Alegre voltou a funcionar nesta sexta-feira (20), mais de quatro meses após ser suspenso pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.

Circulação dos trens foi restabelecida da estação Novo Hamburgo à estação Farrapos. A circulação entre as estações São Pedro e Mercado é feita por um serviço de ônibus, já que as vias ainda não foram recuperadas nas regiões.

Viagens ocorrem das 5h às 23h. Nos dias de semana, os trens partem com intervalos de 15 minutos entre as 5h e 21h; intervalos de 20 minutos entre 21h e 22h20 e com intervalos de 23 minutos entre 22h20 e 23h05. Em fins de semana e feriados, os intervalos variam entre 20 e 23 minutos.

Entre os ajustes feitos nas estações estão os na sinalização e na energia elétrica de tração. Duas semanas de testes foram feitas antes da retomada dos serviços, informou a Trensurb.

Três estações seguem fechadas: São Pedro, Rodoviária e Mercado. Estas só devem abrir em dezembro. Elas ficam próximas ao Guaíba e tiveram os túneis subterrâneos alagados.

As operações da Trensurb foram totalmente suspensas em 3 de maio. A passagem unitária no transporte custa R$ 4,30.

Compartilhe: