Quarta-feira, 14 de Outubro de 2026 | 23h29m
Vitória News — Um jornal de verdade
Torre de Papel
Esportes

'Tornou-se parte da identidade': como a seleção brasileira conquistou torcedores no Sul da Ásia

Estadão Conteúdo 02/10/2026 18:48

Se engana quem pensa que apenas brasileiros formarão a torcida da seleção neste sábado diante da Índia. No último compromisso do time na Data Fifa, a CBF escolheu Calcutá como local para encerrar as primeiras partidas do ciclo pós-Copa de 2026. A decisão não é por acaso. Na região do Sul da Ásia, o Brasil possui uma de suas maiores bases de fãs fora do País, com uma grande concentração na Índia e em seu vizinho Bangladesh.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

De acordo com Paulo Feres, embaixador do Brasil em Daca, a pedido do Estadão, durante o Mundial, em julho, estima-se que apenas entre os bengalis sejam de 80 milhões a 100 milhões o número de torcedores da seleção brasileira. O fenômeno foi registrado durante a Copa, com vídeos de ambientes lotados de bandeiras verde e amarelas e fãs da equipe por todos os lados, acompanhando os jogos por telões. As cenas eram diversas, com direito a comemorações a cada gol e celebrações ao fim das partidas vencidas durante o torneio.

A torcida da região se tornou tão relevante que hoje existem páginas nas redes sociais direcionadas a esse público. É o caso do "CBF Bangladesh", perfil no Instagram que noticia a seleção brasileira para fãs não apenas do país, mas também de outros locais da região, e possui 146 mil seguidores.

Ariful Islam Rana é um dos administradores da página. Torcedor do Brasil e apaixonado pela seleção, ele contou ao Estadão sobre a relação de Bangladesh, da Índia e de outros países da região com o futebol brasileiro, além da importância da partida realizada em Calcutá.

"É um momento muito especial para os fãs de futebol de todo o Sul da Ásia. O Brasil não é apenas mais uma seleção por aqui. Para muitas pessoas, faz parte da própria identidade futebolística. Ver a seleção brasileira jogar na Índia torna a conexão entre o Brasil e os torcedores sul-asiáticos ainda mais real", disse.

SESC PICASSO

O bengali ainda ressaltou a chance única de torcedores da região assistirem à seleção. Daca, capital de Bangladesh, fica a 335 km de Calcutá, local da partida. A distância é considerável, e o trajeto de carro entre os dois pontos levaria aproximadamente 7 horas e 40 minutos. Mesmo assim, Rana destaca que a oportunidade é única.

"Para os torcedores de Bangladesh, especialmente, é uma grande oportunidade de ver a seleção jogar muito mais perto de casa. Muitos fãs que acompanham o Brasil há anos talvez nunca tenham imaginado que poderiam assistir à seleção jogar nesta região", comentou.

Essa paixão também aparece nas ruas e nas comemorações durante os jogos, quando os torcedores transformam a admiração pela seleção em manifestações que tomam conta das cidades.

"Os torcedores decoram ruas e casas com bandeiras brasileiras, organizam passeatas e festas para assistir aos jogos, usam a camisa amarela e comemoram juntos mesmo estando a milhares de quilômetros do Brasil", completou Rana.

AMOR PELA SELEÇÃO FOI CULTIVADO POR GRANDES EQUIPES

A paixão desses torcedores passa diretamente pelas grandes seleções brasileiras que disputaram copas do mundo, em especial a de 2002, campeã do Mundial daquele ano. Cafu, Ronaldinho, Ronaldo Nazário, Rivaldo e muitos outros que fizeram parte daquele time histórico que levantou a taça. Rana conta que esse conjunto de fatores relacionados aos craques da época criou uma geração de torcedores bengalis.

PREFGEITURA DE ARACRUZ Pi 35646

"O futebol brasileiro, seu estilo, sua história, seus jogadores lendários e as emoções que proporciona atraíram torcedores de Bangladesh durante décadas. A Copa do Mundo de 2002 foi particularmente importante para uma geração mais jovem", afirmou.

Além dos times históricos, os fãs da região também possuem outro motivo para acompanhar a seleção brasileira: a ausência de uma equipe nacional competitiva no cenário internacional. Hoje, Índia e Bangladesh ocupam posições acima da 100ª colocação no ranking da Fifa, com o 138º e o 181º lugares, respectivamente.

"Como Bangladesh ainda não disputou uma Copa do Mundo com sua própria seleção, muitos torcedores naturalmente desenvolvem uma forte ligação emocional com outra seleção. Para muitos bangladeshianos, o Brasil representa a beleza e a alegria do futebol. A camisa amarela, a história do futebol ofensivo e os jogadores lendários tornam o Brasil muito atraente", lembrou ao falar da situação da seleção bengali.

BRASIL UNE FÃS DE BANGLADESH E ÍNDIA

A torcida pela seleção ultrapassa fronteiras. Fãs de Bangladesh e da Índia também criaram uma relação por meio da paixão pelo Brasil e costumam compartilhar experiências e conteúdos relacionados à equipe nas redes sociais. Segundo Ariful Islam Rana, administrador do CBF Bangladesh, a proximidade entre os dois países e a paixão pelo futebol ajudaram a aproximar as comunidades.

"Definitivamente existe uma conexão entre os torcedores brasileiros de Bangladesh e da Índia. Como compartilhamos uma região e uma paixão semelhante pelo futebol, torcedores dos dois países costumam interagir pelas redes sociais", afirmou Rana.

Anuncio - Raimundo - Bonus

De acordo com o bengali, essa aproximação fica ainda mais evidente durante a Copa do Mundo, quando torcedores dos dois países compartilham comemorações, vídeos, memes e outros momentos relacionados às partidas. Para ele, o Brasil acaba funcionando como o principal agregador entre as comunidades.

"Acho que o próprio Brasil é o elo em comum. Mesmo sendo de países diferentes, quando o Brasil joga, torcedores de Bangladesh e da Índia muitas vezes sentem que fazem parte da mesma comunidade global de fãs do futebol brasileiro", comentou.

CALCUTÁ REPRESENTA CHANCE ÚNICA PARA FÃS DA REGIÃO

A partida entre Brasil e Índia será a primeira vez em que os torcedores do Sul da Ásia podem ter a chance de sentir mais de perto a seleção. Para uma cultura que transformou os brasileiros em parte da identidade da região, isso é único.

"Para muitos torcedores, o Brasil não é simplesmente uma seleção para apoiar durante a Copa do Mundo. Tornou-se parte de sua identidade e de uma tradição familiar", disse.

Rana conta que ainda não teve a oportunidade de assistir pessoalmente a uma partida do Brasil. Para ele, morar em Bangladesh torna uma viagem até o País ou para outras regiões do mundo apenas para acompanhar a seleção uma tarefa difícil. Por isso, a possibilidade de ver a equipe em um país vizinho ganha outro peso.

"Mas é justamente por isso que a possibilidade de o Brasil jogar na Índia é tão significativa para mim e para muitos torcedores de Bangladesh. O Sul da Ásia é muito mais próximo de nós, então assistir ao Brasil ao vivo nesta região seria a realização de um sonho para muitos torcedores, inclusive para mim", afirmou.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas