Thiago Duarte diz em sabatina Folha/UOL que Porto Alegre teve negligência proposital com enchentes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O pré-candidato à Prefeitura de Porto Alegre pela União Brasil, Thiago Duarte, disse nesta quinta-feira (27), durante sabatina Folha/UOL, que a administração local “negligenciou o cuidado com sistema de proteção de forma proposital”.

Ao ser questionado sobre as recentes enchentes na capital do Rio Grande do Sul, afirmou que a atual gestão, comandada pelo prefeito e pré-candidato à reeleição Sebastião Melo (MDB), “precarizou” o Dmae, que é a empresa responsável pelo sistema de água e esgoto, para facilitar depois um processo de privatização.

“Claramente houve uma precarização do serviço do Dmae. Ao longo das últimas gestões isso foi mais evidente. Para que ela valesse menos para possibilitar a sua venda, sua entrega”, disse ele.

Duarte afirmou que a prefeitura aplicou “zero reais” no sistema de proteção, ao lembrar que, das 20 casas de bomba, a maioria não funcionou. “Porto Alegre tem um sistema concebido no século passado, idealizado depois da enchente de 1941, e construído na década de 1970. Mas nós não chegamos à cota de 6 metros que ele foi dimensionado para suportar”, afirmou.

O pré-candidato também disse que não é contra todas as privatizações, mas que “água é estratégica”. “A Dmae tem no caixa hoje R$ 361 milhões, o que prova que o problema é falta de gestão, não é falta de dinheiro”, afirmou ele, ao justificar, no passado, seu voto a favor da privatização da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul.

“Votei a favor porque ela caminhava para a insolvência, estava em uma situação de quase falência. Mas, se não tiver a melhoria do serviço, deve ser revista a concessão”, disse ele, ao ser questionado sobre os problemas na prestação do serviço assumido pelo grupo Equatorial.

Ao longo da entrevista, Duarte também criticou a polarização no país. “Não sou Lula nem Bolsonaro. Sou Porto Alegre”, disse ele, ao acrescentar que se define como “conservador nos costumes” e com raízes na luta trabalhista de Leonel Brizola. “Trabalho é a melhor ferramenta de inclusão social”, afirmou.

Duarte, contudo, admite ter votado em Bolsonaro no segundo turno da última eleição presidencial. “Tanto um lado quanto o outro tem aspectos positivos e negativos, mas esta polarização não é adequada. Isso prejudica a discussão dos reais problemas da cidade”, disse.

“Eu me alinho mais ao pensamento do governador Caiado, do senador Alcolumbre. Me alinho com o União Brasil. A radicalização está nos levando a um quadro ruim, e traz dificuldade no diálogo entre as esferas municipal, estadual, federal”, continuou o pré-candidato.

Questionado sobre se desejaria o apoio de Bolsonaro à sua campanha, ele disse que “toda candidatura de centro” espera “o apoio de todos”, mas reforçou que o importante é ter o aval do próprio partido, a União Brasil.

Thiago Duarte, 52, é deputado estadual e já foi vereador e presidente da Câmara Municipal. Ele é médico e disputará o cargo de prefeito pela primeira vez.

Ele foi entrevistado ao longo de uma hora nesta quinta dentro do ciclo de sabatinas que a Folha de S.Paulo e o UOL estão promovendo com pré-candidatos a prefeituras de capitais.

A entrevista foi conduzida por Fabíola Cidral, com participação dos jornalistas Graciliano Rocha, do UOL, e Carlos Villela, correspondente da Folha de S.Paulo em Porto Alegre.

Além dele, outros dois postulantes foram convidados. Nesta sexta-feira (28), no mesmo horário, será a vez da deputada federal Maria do Rosário (PT). O prefeito Sebastião Melo (MDB) também foi chamado, mas optou por não comparecer.

A série de sabatinas começou por Belo Horizonte, há duas semanas. Na última semana, foi a vez de Salvador. Depois, haverá outras com pré-candidatos de mais 15 cidades.

Além disso, Folha de S.Paulo e UOL promoverão debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.

Compartilhe:

Últimas Notícias
Editorias

Assine nossa Newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.