A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta quinta-feira (10) o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro, trazendo 217 passageiros e cinco animais de estimação do Líbano para o Brasil. Os repatriados desembarcaram na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, como parte da ação de resgate de brasileiros e seus familiares devido à intensificação do conflito no Líbano, onde forças israelenses têm atacado alvos do Hezbollah.
Até o momento, 672 pessoas já foram repatriadas desde o início da operação. A FAB estima que cerca de 3 mil brasileiros, dos aproximadamente 21 mil que residem no Líbano, sejam trazidos de volta ao Brasil. Segundo a Força Aérea, os voos semanais devem transportar cerca de 500 pessoas, com escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento.
O voo desta quinta-feira foi realizado com uma aeronave KC-30, que tem capacidade para 230 pessoas. Durante o trajeto, um passageiro de 41 anos apresentou suspeita de trombose e precisou ficar em Lisboa para tratamento, sob o acompanhamento do consulado brasileiro na cidade.
Entre os repatriados, cerca de 80 são estrangeiros, familiares de brasileiros, e também há cidadãos de países como Uruguai, Argentina e Venezuela, que utilizaram o voo em cooperação entre os governos do Brasil e do Líbano.
O Ministério das Relações Exteriores informou que a organização dos próximos voos está sendo coordenada pela embaixada brasileira em Beirute, em contato direto com os brasileiros no Líbano e seus familiares.