SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma tempestade acompanhada por forte ventania, a cidade de Sombrio, no sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência nesta quinta-feira (28).
O temporal com rajadas de vento de 100 km/h atingiu a cidade na quarta-feira (27), entre 20h e 21h, e causou danos em várias regiões do município de 30 mil habitantes.
Ao menos 50 casas, indústrias, prédios públicos e a sede do Corpo de Bombeiros sofreram danos materiais, como destelhamentos e alagamentos. Houve quedas de árvores e de fiação elétrica. Ninguém ficou ferido ou desabrigado.
Trinta mil residências ficaram sem energia elétrica em Sombrio e outras cidades da região, como Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Em Sombrio, 28 postes de iluminação elétrica foram danificados.
Uma força-tarefa formada por prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar distribui lonas e realiza o cadastro de famílias para a entrega de telhas.
O município pediu kits de assistência humanitária à Defesa Civil Estadual. Há a necessidade de 3.300 telhas para reparos emergenciais. A entrega está prevista para esta sexta-feira (29).
Dados do radar meteorológico de Lontras, a 400 km de distância, confirmaram o caráter severo do evento climático que atingiu Sombrio.
“O evento foi caracterizado por ventos intensos e rápida evolução das instabilidades. As equipes locais trabalham para levantar o impacto total e atender as famílias prejudicadas”, disse Felipe Theodorovitz, da Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil, o temporal foi provocado por altas temperaturas combinadas com a presença de umidade. Houve queda de granizo, rajadas de vento e raios em outros municípios do estado.
Em maio deste ano, chuvas intensas já haviam causado estragos em Sombrio, que decretou estado de emergência.
Um abrigo foi montado em um salão paroquial para receber pessoas que tiveram as casas inundadas.
Na época, o temporal afetou estradas, pontes e interrompeu temporariamente o fornecimento de água aos moradores.