TCM aponta falhas de segurança e limpeza em terminas de ônibus de SP e cobra gestão Nunes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O TCM (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) cobrou da gestão Ricardo Nunes (MDB) melhorias nos terminais de ônibus da capital após um processo de fiscalização. A notificação foi encaminhada à prefeitura na tarde desta quarta-feira (29).

Foram verificados problemas de segurança, limpeza, atendimento ao público, acessibilidade, proteção contra incêndio e manutenção.

A auditoria listou, por exemplo, casos de calçadas esburacadas, obras que atrapalham a passagem de pessoas e falta de condições de acessibilidade. Também foram encontrados banheiros fechados ou sem itens básicos de higiene, como papel higiênico, papel toalha e sabonete.

A Prefeitura de São Paulo foi procurada, mas não havia respondido até a publicação deste texto.

A maior parte dos terminais vistoriados (20 dos 31) estava sem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que comprova proteção contra incêndios. Além disso, mangueiras foram encontradas em armários, e extintores estavam guardados em locais inadequados, como banheiros e salas fechadas.

Os auditores também manifestaram preocupação com a ausência de câmeras de monitoramento e seguranças nos espaços (10 dos 31 terminais não têm o equipamento). Além disso, a maioria dos terminais (24 dos 31) ainda não tinha guichê de informação operante.

Terminais das regiões noroeste e sul de São Paulo foram concedidos à iniciativa privada em novembro de 2022. Os da zona leste têm processo de licitação em andamento.

O TCM exigiu das administradoras e da prefeitura um cronograma das obras previstas na concessão, além do número de trabalhadores em atividade permanente em cada área de cada terminal. O tribunal pretende comparar os investimentos previstos nos contratos com o que, de fato, foi feito.

As partes têm 30 dias para encaminhar respostas ao órgão fiscalizador.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Últimas Notícias
Editorias

Assine nossa Newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.