sábado, 13 agosto, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Ação em prol das tartarugas cabeçudas

Conhecida cientificamente como Carreta carreta, a tartaruga cabeçuda tem aproximadamente um metro e pode chegar a pesar 150 quilos. Naturalmente vivem em alto mar e no período de desova, as tartarugas marinhas saem à noite e vão até o limite da maré cheia para depositar seus ovos. Somente as fêmeas vão até à praia.

Uma das praias que elas escolheram para isso fica no Balneário de Carapebus, APA de Praia Mole, na Serra (ES). Para preservação desse espaço, a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente está constantemente trabalhando para a preservação do meio ambiente e habitat dos animais, terrestres ou marinhos. A presença da restinga é de extrema importância para a desova e isso reforça a importância da preservação ambiental.

No último sábado (30) de julho, foi realizada pelo Instituto Canal em parceria com a Prefeitura da Serra e a ArcellorMittal a limpeza da praia.

Meia tonelada de resíduos foram coletados e destinados à Associação de Catadores Comercial Recicla. A ação também contou com o apoio da comunidade e da associação de surfistas local. Os grupos presentes no sábado também realizaram atividades de sensibilização ambiental. Como homenagem a Tartaruga Cabeçuda foi construído um mosaico significando a importância da espécie para a praia.

Sandro Firmino, coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, ressaltou a importância da ação, para preservar a casa dos animais e conscientizar as pessoas para que a limpeza seja mantida.

“Esse tipo de iniciativa serve para chamar a atenção da sociedade para o descarte correto dos resíduos e no consumo consciente, além de levar a mudança de comportamento.

Isis Menezes, Diretora do departamento de Educação Ambiental, esteve presente no sábado e falou sobre a participação da comunidade nessa causa.

“O envolvimento da comunidade com ações de educação ambiental é fundamental, pois com isso a própria comunidade mantém e protege o ambiente. Um bom exemplo é a limpeza da praia, lá retiramos resíduos perigosos para a fauna e para os usuários. É extremamente importante que a comunidade reconheça esses resíduos. Dessa forma a comunidade recolhe Resíduos do nosso cotidiano que por vezes não imaginamos os malefícios que trazem para o ambiente.” contou.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas