sábado, 13 agosto, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Parque da Manteigueira recebe melhorias

Neta quinta-feira (23), o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo assinou a Ordem de Serviço para cercar o Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado no bairro Glória. A cerimônia assinatura contou com a presença de autoridades do legislativo estadual e municipal, além de lideranças comunitárias locais.

Para a obra, serão utilizados 755 metros de gradis nylofor 3D, com pintura eletrostática, inclusive postes e acessórios, chumbada em base de concreto. O valor do investimento é de R$ 474.039,80 (quatrocentos e setenta e quatro mil, trinta e nove reais e oitenta centavos), com prazo de conclusão previsto para 60 dias.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, lembrou que o recurso para  cercar o parque já estava destinado desde o ano de 2011.

“Passaram-se várias gestões e ninguém teve a coragem de executar as obras. O cercamento, além de aumentar a segurança, não permitirá que pessoas entrem no parque fora do horário de funcionamento para cometer irregularidades. É um avanço muito grande e uma resposta para a comunidade, que sempre nos cobrou essa intervenção”, contou.

Requalificação

Também foi apresentado o projeto de requalificação da unidade de conservação, que vai transformar o parque num local ainda mais atrativo, familiar e turístico da cidade. O projeto paisagístico e arquitetônico contempla um novo pórtico de acesso, reforma da sede, decks, mirante, melhorias das trilhas, bicicletário, guarita e estacionamento e, ainda, construção do centro de apoio ao visitante.

O prefeito Arnaldinho Borgo contou que a reestruturação do parque é um enorme ganho para o desenvolvimento sustentável de Vila Velha, além de ser mais um exemplo concreto de como o meio ambiente tem recebido atenção especial.

“Essa é mais uma obra de valorização das áreas verdes do município, de respeito à flora e fauna da cidade e que vai nos permitir a abertura sustentável de um lugar lindo como esse, antes abandonado, de forma equilibrada, para receber famílias, alunos das escolas da rede municipal e turistas de todos os lugares”, ressaltou.

O projeto de estruturação do Parque do Morro da Manteigueira está orçado em R$ 4 milhões (quatro milhões de reais) e a licitação para a execução do projeto já foi publicada. Os recursos fazem parte do financiamento externo, obtidos junto ao Banco de Desenvolvimento relacionado ao Tratado da Bacia do Prata para o Programa de Requalificação Urbana.

Cabe ainda ressaltar que o projeto foi todo elaborado levando em conta as condicionantes ambientais, elementos naturais e geográficos, adaptação de cada elemento construído ao lugar e a expressividade formal e estética, além de considerar aspectos de acessibilidade e utilização de pedras existentes nos morros dos parques como revestimento externo.

O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira está localizado no final da rua Mourisco, no bairro Glória e funciona de terça-feira a domingo, no horário das 8 às 17h.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas