sábado, 13 agosto, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Baleias-jubarte são atração na costa capixaba

Todo ano, entre junho e novembro, grupos de baleias-jubarte deixam as águas congelantes da Antártida rumo às águas amenas do litoral do Espírito Santo, para fins reprodutivos. O mais recente cruzeiro de pesquisa na costa de Vitória, realizado pelo Projeto Baleia Jubarte no último dia 16, constatou a maior quantidade de grupos de baleias da temporada reprodutiva de 2022. De acordo com o coordenador do Projeto, Paulo Rodrigues, o resultado da excursão de monitoramento da distribuição e comportamento das jubartes indica a possibilidade de realização de cruzeiros turísticos de observação de baleias.

“Dez baleias foram monitoradas somente no trecho de mar em frente à Vitória, além da ocorrência de outros grupos no entorno e outras duas espécies de golfinhos”, conta Paulo.

O turismo de observação de Baleias e Golfinhos, ou whale watching, que a cada ano vem ganhando força no Espírito Santo é praticado em mais de 100 países e territórios. Somente em 2021, as operadoras de turismo levaram mais de 1.100 visitantes durante toda a temporada. Vale destacar que, por meio de atividades de capacitação, acompanhamento, parcerias e promoção, o Projeto ajuda a desenvolver o whale watching no Brasil como ferramenta de conservação e de desenvolvimento sustentável. Este ano, agentes de turismo  no Espírito Santo foram capacitados pelo Projeto Baleia Jubarte em Vitória.

 
Para conferir as operadoras de turismo parceiras do Projeto Baleia Jubarte, clique no link www.baleiajubarte.org.br/operadoras-vitoria
 
Conheça
Para quem deseja conhecer mais das baleias e o trabalho de preservação da vida marinha desenvolvido pelo Projeto, é possível fazer uma visita ao Espaço Baleia Jubarte, localizado em Vitória.

A visita monitorada pode ser realizada de terça a domingo, das 9h às 17h. A visita guiada é gratuita para escolas públicas, devendo ser agendada previamente junto à administração do Projeto.

Onde fica: Praça do Papa, s/n – Enseada do Suá
Aberto: Terça a domingo, das 09h às 17h
Contato: (27) 9 8825 0440 | 3022 6691 ibj.vitoria@baleiajubarte.org.br
Ingresso: R$ 10

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas