quarta-feira, 18 maio, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Projeto do Siccoob incentiva tratamento de esgoto doméstico em propriedades rurais

Atualmente, apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento adequado. Isso quer dizer que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. Os dados do Instituto Trata Brasil ligam o alerta para a necessidade de investimentos na área de saneamento. Atento a esta situação, o Sicoob ES lançou o Projeto “Água Limpa + Saúde”.

A proposta é levar para as propriedades rurais o tratamento adequado do esgoto doméstico, evitando a contaminação dos rios e mananciais, contribuindo com a saúde dos produtores rurais e familiares, bem como incentivando os produtores ao manejo adequado dos recursos naturais de suas propriedades. Para isso, a instituição financeira vai adotar o modelo de intercooperação, que é um dos sete princípios do cooperativismo.

Aquisição de equipamentos – Como isso será feito? Para permitir que um grande número de produtores rurais adote a ideia do Projeto, o Sicoob ES vai financiar a aquisição de biodigestores, desenvolvido pela Fortlev.

As cooperativas atuantes no segmento agro do estado, como a Coopeavi, Coocafé, Cooabriel e outras, atuarão como parceiras do Projeto, incentivando e auxiliando na comercialização do biodigestor e na sensibilização dos produtores rurais para importância do tratamento do esgoto doméstico de suas propriedades.

O sistema, desenvolvido pela Fortlev (parceira no projeto), faz tratamento do esgoto doméstico com a maior eficiência do mercado. Os Biodigestores da Fortlev possuem capacidade para tratamento do esgoto de até 15 pessoas e contam com um exclusivo sistema de cloração, que combate aos microrganismos nocivos à saúde.           

O equipamento é prático e compacto, fica acoplado sob o solo, somente sua tampa fica visível. Permite a simples retirada do lodo sem necessidade de contratar serviço de caminhão limpa-fossa, trazendo economia para o produtor e rápido retorno do investimento. Outro benefício é que o esgoto em tratamento no biodigestor não tem contato com o solo, protegendo a natureza de qualquer contaminação.

 Financiamento – O financiamento do equipamento será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob. O produtor poderá financiar o biodigestor em até 36x, sem juros.

Na prática, o financiamento terá os juros inclusos, mas o produtor receberá o estorno do valor quando as parcelas forem quitadas em dia (operações adimplentes).

“É crescente a preocupação com a saúde e o bem-estar dos produtores rurais e suas famílias. O projeto “Água Limpa + Saúde” reforça a importância do saneamento rural, destacando a instalação de equipamentos como o biodigestor, o tratamento de água, além do seu uso adequado para a eficiência da produção no campo. O Sicoob cumpre seu papel de apoiar os agricultores a garantir a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente”, destaca o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

 

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas