Vitória lança aplicativo para monitoramento da qualidade do ar - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Vitória lança aplicativo para monitoramento da qualidade do ar
Publicado por Redação VitóriaNews
Leonardo Silveira/PMV

Pela estrutura de monitoramento da qualidade do ar, com três estações medidoras, Vitória foi a cidade escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente para o lançamento do aplicativo "MonitorAr", que vai disponibilizar, em tempo real, informações sobre as condições atmosféricas nas grandes cidades do país.

O evento de lançamento foi realizado na manhã desta sexta-feira (13), Dia Interamericano da Qualidade do Ar, comemorado toda segunda sexta-feira do mês de agosto, e contou com a presença do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

O "MonitorAr" faz parte do Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar e, segundo o Ministério, vai integrar os dados de todas as estações de monitoramento de qualidade do ar no Brasil. A coleta dos dados das estações locais, que seguem padrões internacionais de classificação, é automática e instantânea.

Além das estações do Espírito Santo, já estão integradas ao sistema as redes dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os demais estados estão em fase de integração ao aplicativo.

"O aplicativo se soma às ferramentas que Vitória já possui, como o monitoramento das praias, para dispor informações úteis para a população de forma rápida, confiável e precisa. Essa transparência ajuda tanto na fiscalização quanto na busca constante da melhoria da qualidade de vida na cidade", explica Tarcísio Föeger, secretário de Meio Ambiente de Vitória.

Monitoramento do ar

Vitória possui três estações de monitoramento da qualidade do ar: Centro; Enseada do Suá e Jardim Camburi.

O monitoramento consiste em medições contínuas das condições meteorológicas e das concentrações dos poluentes encontrados com maior frequência na atmosfera, que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Os poluentes mais comuns são o Material Particulado (MP10 e MP2,5), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Ozônio (O3).

O Índice de Qualidade do Ar (IQA) relaciona as concentrações dos poluentes aos possíveis efeitos adversos à saúde. De acordo com o valor obtido, o ar recebe uma qualificação que varia entre boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas