Quarto período de andada do caranguejo começa no domingo - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Quarto período de andada do caranguejo começa no domingo
Publicado por Redação VitóriaNews
Marcos Sales/PMV

No próximo domingo (28), terá início a quarta e última andada do caranguejo-uçá, que se estenderá até o dia três de abril. O período é de reprodução dos crustáceos, quando machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Isso ocorre de janeiro a abril, durante as semanas de lua cheia ou nova.


Nesse período, estão proibidos captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo. Durante os períodos de andada, a Semmam reforça a fiscalização. As equipes atuam em terra e no mar, além de pontos de vendas e restaurantes. A multa para quem for flagrado cometendo crime ambiental pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil.


A proibição vale também para partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado) provenientes de qualquer local. Denúncias podem ser registradas por meio do Fala Vitória (156), do site da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online.

Campanha de Sensibilização


Diante da situação de pandemia e quarentena, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) elaborou e planejou atividades educativas referentes à 4ª andada que pudessem ser trabalhadas de forma virtual.


A Campanha Educativa Virtual sobre a Andada será veiculada nas mídias sociais da PMV com o objetivo de sensibilizar a população da importância da preservação e conservação do crustáceo.

No domingo, dia que se inicia o período da 4ª Andada, um vídeo educativo levará por meio de imagens e narração esclarecimentos sobre o que é a Andada do Caranguejo e a sua relevância ambiental.


Na segunda-feira (29), será promovido uma Roda de Conversa Virtual sobre o Projeto Mangueando na Educação que abordará o Ecossistema Manguezal e suas características em parceria com o Projeto Ame Mais, com a participação da comunidade atendida pelo projeto. Nesse dia também será lançado nas mídias sociais da PMV a Exposição Virtual “Manguezal: Múltiplos Olhares”, onde todos terão a oportunidade de serem transportado para um passeio pela Ilha das Caieiras, uma das regiões mais tradicionais de Vitória.

Está previsto ainda  um Bate Papo Virtual com professores da rede municipal, onde será abordado o ecossistema manguezal como um todo, divulgando informação e conhecimento.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, destaca que as ações são fundamentais para a preservação da espécie. “Temos que pensar que, se não preservarmos, o caminho é a extinção. A Educação Ambiental faz o trabalho de excelência”, destaca.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas