Agentes de fiscalização ambiental de Vitória realizaram operações naúticas durante o fim de semana por toda Baía de Vitória, Baía das Tartarugas e Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão.
Somente no sábado (2), os fiscais abordaram 30 embarcações e apreenderam uma rede de espera com 300 metros de comprimento, encontrada no canal principal da Baía de Vitória nas proximidades da Ilha das Caieiras.
A intensificação das operações náuticas se deve ao período da andada do caranguejo-uçá (Lei Lederal 9605/1998), iniciado no último dia 30 e que se estende até esta terça-feira (5).
Além da fiscalização por água, especialmente nos manguezais, os agentes da Semmam fazem ações em vários pontos da cidade, como comércios, restaurantes, bares e feiras livres e também monitoram a vendas pelas redes sociais.
A andada é o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem das suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.
Até o dia 5, estão proibidos a captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização do crustáceo e também não poderão ser vendidas as partes isoladas, como quelas e pinças. As multas variam de R$ 700 a 100 mil.