Plano de manejo da Lagoa Jacunem é aprovado - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Plano de manejo da Lagoa Jacunem é aprovado
Publicado por Redação VitóriaNews
Plano de Manejo foi elaborado entre 2017 e 2019. Divulgação PMS

O Plano de Manejo da APA da Lagoa Jacuném foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdemas). O local, que fica em área urbana, é o habitat natural de mais de 250 espécies de peixes, aves, répteis e mamíferos e apresenta mais de 75% de sua totalidade preservada.

O Plano de Manejo da APA da Lagoa Jacuném foi elaborado entre 2017 e 2019, a partir de estudos de diagnóstico ambiental, com levantamento da fauna, flora, clima, relevo, hidrografia, impactos ambientais, entre outros.

A partir dessas informações, a equipe de gestão das Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município da Serra estabeleceu normas de uso e ocupação, além dos programas e ações que têm como objetivos alcançar o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação da Lagoa Jacuném.

De acordo com Irlan Lima Perini, chefe da Divisão de Administração das Unidades de Conservação, o estudo mostrou que há muitos motivos para se comemorar.

"A partir do Plano de Manejo, foi possível identificar que aproximadamente 76% da APA se encontra preservada. Por se tratar de uma unidade de conservação no coração das áreas urbanas no município, esse é um ótimo sinal de que as ações de fiscalização e monitoramento ambiental estão sendo efetivas. Além disso, foram identificadas diversas espécies da fauna silvestre, como peixes, aves, répteis e mamíferos, totalizando 255 espécies", explicou Perini.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas