Embrapa quer caracterizar cadeia produtiva de peixes ornamentais no Brasil - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Embrapa quer caracterizar cadeia produtiva de peixes ornamentais no Brasil
Publicado por Redação VitóriaNews
Foto: Fabrício Rezende/Embrapa
A Embrapa e parceiros estão buscando informações sobre setores da cadeia produtiva de peixes ornamentais no Brasil. São quatro questionários, com questões diferentes e que envolvem: o setor produtivo; atacado e distribuição; lojas e varejo; e consumidores e aquariofilia. Essa ação faz parte do projeto de pesquisa "Peixes ornamentais: demandas e desafios de um setor emergente no Brasil", coordenado pelo pesquisador Fabrício Rezende, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO).

Os objetivos dos questionários são fazer uma caracterização (tanto tecnológica como de mercado) e gerar informações que subsidiem documentos e orientações do setor. De acordo com Fabrício, "o setor de peixes ornamentais tem a informalidade como seu principal entrave. A incipiência de informações sobre o número de produtores, o quantitativo de produção, o nível de adoção de tecnologias e a dimensão de negócios impossibilita a percepção por agentes externos a essa atividade. O que inibe contrapartidas governamentais para fomentar e fortalecer uma rápida evolução do setor".

O pesquisador entende que os dados apresentados sobre a cadeia produtiva estão subestimados, o que acaba prejudicando até a percepção da atividade enquanto importante geradora de empregos, renda e oportunidades no meio rural brasileiro. "Com isso, sua importância fica renegada ao segundo plano frente às ações em setores tradicionais e com dados de produção monitorados e divulgados com frequência, a exemplo do setor leiteiro. A aquicultura de organismos ornamentais apresenta altas rentabilidade e taxa de retorno, além de papel preponderante para a geração de renda e fixação do agricultor familiar no campo. As ações voltadas à percepção de detalhes de sua estrutura são desejadas pelo setor pet há anos", contextualiza.

Informações qualitativas – Os quatro questionários foram elaborados em parceria com instituições que trabalham com peixes ornamentais no Brasil. É muito importante a participação do maior número possível de atores da cadeia para que as informações geradas reflitam o que de fato acontece nesse setor que tem crescido, mas pode se expandir muito mais. As respostas serão agrupadas por estados e regiões, sem tratamento individualizado. E, claro, o anonimato é garantido. A seguir, estão links para cada um dos quatro questionários.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas