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Sustentabilidade
Marinha instala gabinete de crise para monitorar navio da Vale encalhado no Maranhão
Publicado por Redação VitóriaNews/ABr
Embarcação do tipo Valemax tem 294,8 mil toneladas de minério de ferro e 3,5 mil toneladas de óleo e 140 toneladas de destilado. Foto: Secom/MA

A Marinha do Brasil montou um Gabinete de Crise na Capitania dos Portos do Maranhão; no comando do 4º Distrito Naval, em Belém; e no Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro, para tratar dos possíveis danos ambientais oriundos do encalhe do navio Stellar Banner e dos planos de desencalhe e retirada da embarcação. 

Se ocorrer o naufrágio, este será, depois do rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho o terceiro desastre ambiental envolvendo a mineradora Vale direta ou indiretamente. A embarcação é do tipo Valemax, tem 294,8 mil toneladas de minério de ferro e 3,5 mil toneladas de óleo e 140 toneladas de destilado.

China

Representantes das empresas envolvidas, membros do Gabinete de Crise e demais órgãos de fiscalização se reuniram para discutir as ações para desencalhar a embarcação, de propriedade da empresa sul-coreana Polaris. O navio está carregado com minério de ferro e tinha como destino o Porto de Qingdao, na China.

O navio mercante apresentou um problema nas proximidades da boia nº 1, no canal da Baía de São Marcos, no Maranhão, a cerca de 32 milhas do Farol de Santana. “O incidente ocorreu no dia 24, por volta das 21h30. Foram identificados dois vazamentos avante da embarcação. No momento, o navio encontra-se encalhado”, informou a Marinha, em nota.

Avaria

A Vale, por meio de nota, afirmou que recebeu comunicação do operador do navio que a embarcação sofreu avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, já fora do canal de acesso ao porto. A nota diz ainda que, “por medida de precaução, os 20 tripulantes foram retirados com segurança da embarcação e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís.”

A nota da Vale ressalta que, como operadora portuária, “está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas.”

A Marinha instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.

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