Proibidas captura e comercialização do caranguejo-uçá a partir da próxima sexta - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Proibidas captura e comercialização do caranguejo-uçá a partir da próxima sexta
Publicado por Redação VitóriaNews
Foto: Felix Falcão/PMVV
A primeira fase do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) nos manguezais da região sudeste começa na próxima sexta-feira (10) e segue até o dia 15 de janeiro. É proibida a captura neste período. O intuito é preservar o espécime, garantindo o período de procriação. Além dos cinco dias em janeiro, haverá outros três períodos de defeso: 09 a 14 de fevereiro, 09 a 14 de março e 07 a 12 de abril de 2020. 

A chamada “andada” é o período de reprodução, em que os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos.

Nesses dias, além da captura, a lei proíbe a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, transporte, industrialização, comercialização, armazenamento, bem como as partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem.

A Prefeitura de Vila Velha, ES, está atenta sobretudo aos restaurantes, comércios, quiosques e feiras livres da cidade, com o objetivo de evitar a comercialização do caranguejo. “Quem for flagrado vendendo ou comercializando o espécime vai ser multado por cada unidade”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Flávia Maciel.

E completou: “O cidadão pode denunciar através do telefone 162 da Ouvidoria Geral ou pelo aplicativo Ouve Vila Velha. A equipe vai até o local para verificar a denúncia, aqueles que desrespeitarem este período serão penalizados de acordo com a Lei nº 9.605/98. Os caranguejos vivos apreendidos serão soltos em seu habitat natural”.

Fique atento às datas de defeso:
10 a 15 de janeiro de 2020
09 a 14 de fevereiro de 2020
09 a 14 de março de 2020
07 a 12 de abril de 2020 
X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas