Vagas abertas para voluntariado no Arquipélago das Três Ilhas e nos Parques Estaduais Forno Grande e Itaúnas - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Vagas abertas para voluntariado no Arquipélago das Três Ilhas e nos Parques Estaduais Forno Grande e Itaúnas
Publicado por Redação VitóriaNews
Divulgação Iema

Os Parques Estaduais Forno Grande e Itaúnas, localizados em Castelo e Conceição da Barra, respectivamente, além do Arquipélago das Três Ilhas, na área de proteção ambiental de Setiba, em Guarapari, estão com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado. Serão oferecidas oito vagas para cada parque e quatro vagas para as Três Ilhas.

As inscrições vão até 5 de dezembro, para Itaúnas, e até 9 de dezembro, para Forno Grande. Já para as Três Ilhas, as inscrições vão até 11 de dezembro.

Os parques oferecerão duas turmas para o período de verão 2020. A primeira turma para o Parque Estadual de Itaúnas, com quatro vagas, será para o período de 06 de janeiro a 6 de fevereiro. Já a segunda turma, também com quatro vagas, será para o período de 6 de fevereiro a 6 de março de 2020.

Já para o Parque Estadual Forno Grande, serão quatro vagas para 6 de janeiro a 3 de fevereiro, sendo a segunda turma, também com quatro vagas, com início em 4 de fevereiro e encerramento em 2 de março. No arquipélago das Três Ilhas o voluntariado vai ocorrer no período de 3 de janeiro a 2 de março do próximo ano.

O objetivo do Programa é envolver a sociedade em atividades que contribuam para a qualidade do meio ambiente, com consciência ecológica. O voluntário não recebe remuneração e não gera vínculo empregatício com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A prestação de serviços é formalizada por meio de um termo de adesão, de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 06/14 (IEMA) e, ao final das atividades, o voluntário recebe um certificado de participação.

Como forma de auxiliar os participantes, as unidades de conservação oferecem benefícios como alojamento em quartos coletivos, com banheiros masculino e feminino; cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições; empréstimo de equipamentos de proteção individual (EPI), quando necessário; translado entre cidades que estão na rota de acesso ao Parque no dia de chegada e saída do voluntário e capacitação sobre as unidades de conservação e atividades que serão realizadas. O certificado conterá a carga horária e atividades realizadas.

Resultado

O resultado da seleção será publicado a partir do dia 6 de dezembro de 2019 para o Parque Estadual Itaúnas e, a partir de 10 de dezembro, para o Parque Estadual Forno Grande. O resultado da seleção para as Três Ilhas será divulgado em 12 de dezembro. Os selecionados serão convocados via e-mail para apresentação de documentos e realização de treinamento nas respectivas unidades de conservação.

A carga horária recomendada é de 30 horas semanais com previsão de atividades nos finais de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, necessitando de caminhadas diárias de dois a quatro quilômetros nos Parques de Itaúnas e Forno Grande. A maior parte dos trabalhos de campo nas Três Ilhas ocorrerá no arquipélago que está localizado a três quilômetros do continente.

Em conjunto com a equipe do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), os interessados poderão aprender e realizar ações de preservação da natureza, atendimento ao público e de educação ambiental, como informa o edital de seleção.

Confira os editais:

Voluntariado no Parque Estadual Itaúnas

Voluntariado no Parque Estadual Forno Grande

Voluntariado no Arquipélago das Três Ilhas - Área de Proteção Ambiental de Setiba

 

X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas