Viveiro público de Aracruz bate recorde de doação de mudas - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Viveiro público de Aracruz bate recorde de doação de mudas
Publicado por Redação VitóriaNews
Reprodução PMA

Somente este ano o Viveiro Público da Prefeitura de Aracruz já doou à população o total de 12.940 mudas de árvores nativas. O crescimento mais representativo foi constatado no segundo trimestre de 2019, quando 7.750 mudas foram distribuídas – um crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2018.

De acordo com a Secretaria de Agricultura (SEMAG), a diversificação de espécies cultivadas e a melhoria da qualidade das mudas são os principais fatores para o aumento de doações. Em 2019 o número de espécies produzidas no Viveiro Público subiu de 32 para 84. As mais procuradas são as árvores frutíferas, chegando a quase 6 mil doações, sendo o cacaueiro o mais distribuído. Na sequência aparecem as nativas – como ipês e pau-brasil – hortaliças, palmeiras e plantas medicinais.

Dessas doações, 7.845 mudas foram levadas por munícipes de áreas urbanas e rurais, e outras 5.095 destinadas a produtores, com objetivo de atender ao Programa de Reflorestamento de Aracruz. “A reestruturação física do viveiro e a adoção de novas técnicas de cultivo contribuem para disponibilizarmos mudas de ótima qualidade para que o produtor rural possa realizar o plantio em suas propriedades”, disse o engenheiro agrônomo da SEMAG, Alessandro Moreira.

O casal Osvaldo e Maria Coelho são de Jacupemba e foram ao Viveiro Público na procura de mudas para serem plantadas no terreno que estão reflorestando. “Estamos levando cupuaçu, romã, areca, graviola e até um felício que vai fazer muita sombra quando crescer”, comentou Osvaldo, de 61 anos.

Viveiro Público – Com cerca de 500m², o Viveiro Público da Prefeitura de Aracruz é abrigo de várias espécies de árvores brasileiras. São 84 tipos de plantas. Dentre as mais comuns estão o Jenipapo, Ingá, Acerola, Amora, Ipê Rosa e Amarelo, Cupuaçu e a rara Paraju. Cada munícipe pode levar até dez mudas mensais. Números maiores devem ser solicitados à Secretaria de Agricultura (SEMAG).

SERVIÇO:

VIVEIRO PÚBLICO

Endereço: Rua Girassol, s/nº, Bairro Planalto,

Funcionamento: das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas