Uso de inseticida derivado da nicotina pode ser proibido no ES - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Uso de inseticida derivado da nicotina pode ser proibido no ES
Publicado por Redação VitóriaNews
Segundo Fabricio Gandini, substância à base de neonicotinóides usada em fumacê é prejudicial às abelhas. Foto: Ellen Campanharo/Ales
A fim de evitar um desastre ambiental, o deputado Fabrício Gandini (PPS) protocolou um projeto de lei (PL 237/2019) na Assembleia Legislativa (Ales). A medida proíbe o uso de inseticidas à base de neonicotinóides, substância derivada da nicotina, nos serviços de carro fumacê, nos centros urbanos no Espírito Santo.

O motivo é por essa substância ser letal para as abelhas. “As abelhas têm um papel muito importante na polinização. Elas são importantes para a biodiversidade, na produção de alimentos e no meio ambiente. Porém, o uso desse tipo de inseticida é extremamente prejudicial, matando esses insetos, principalmente os zangões. Na União Europeia ele já foi banido”, afirma.

Na justificativa da matéria, Gandini explica que o neonicotinóide é utilizado para controlar pragas, mas, diferente de outros, é sistêmico. Colocado na semente, o neonicotinóide se espalha por toda a planta: folhas, flores, ramos, raízes, néctar e pólen e prejudica a habilidade das abelhas de sacudir as flores e provocar a polinização.

Para o parlamentar, é possível utilizar outros tipos de inseticidas no fumacê – como é conhecido o serviço das prefeituras para combater mosquitos, que utiliza a técnica de Ultra Baixo Volume (UBV), na qual o inseticida é diluído em óleo vegetal, formando uma névoa.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Meio Ambiente e Finanças.

Fonte: WebAles
X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas