Inaugurada usina fotovoltaica no Ifes Campus Serra - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Sustentabilidade
Inaugurada usina fotovoltaica no Ifes Campus Serra
Publicado por Redação VitóriaNews
Divulgação
Com emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Serra, instalou uma Usina de Minigeração de Energia Solar Fotovoltaica. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira (11).
Esta está conectada à rede elétrica do campus e à rede elétrica da concessionária.
Sendo assim, Sérgio Vidigal comenta que o investimento foi de R$ 490 mil. O deputado destaca que a usina vai proporcionar economia com o consumo de energia.

“Esse será um projeto piloto para incentivar a implantação nos equipamentos públicos. O mais importante é que com a implantação da usina solar, o IFES da Serra vai abrir vagas para qualificação de mão de obra nesta área. Assim, vamos estimular mais investimentos e gerar mais empregos”, disse Vidigal, o qual é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Energias Renováveis.

Primeira usina 
O Campus Serra está implantando a primeira usina fotovoltaica do Ifes, a qual e tem a capacidade de geração entre 750 a 800 kWh por dia.
Os números, portanto, representam uma economia média de 40% em kWh na conta de energia elétrica do Campus.

De acordo com o Diretor da instituição, o professor José Geraldo Orlandi, esta usina será essencial para os trabalhos voltados para a área de tecnologia.
“Nossos sinceros agradecimentos ao Deputado Federal Sérgio Vidigal, pelo constante apoio dado ao Campus Serra. A usina fotovoltaica é a primeira do Ifes e com a sua operação haverá uma redução da despesa com energia elétrica. Ademais, proporcionará a divulgação da tecnologia fotovoltaica e da oferta de cursos específicos nesta área tecnológica tão importante”, destacou José Geraldo Orlandi.


A Usina 
A aquisição e instalação da usina se justifica em três vertentes, as quais são: redução de despesas com custeio, divulgação da tecnologia fotovoltaica e capacitação de pessoas, conforme descritas a seguir:

A instalação de uma usina de mini geração de energia solar fotovoltaica provém uma redução significativa do consumo de energia elétrica.

Desta forma, o sistema de mini geração está instalado nos telhados dos blocos 03 e 09, ocupa uma área de 850 m2. Além disso, é composto por 425 painéis solares de 330 Wp (potência total de 140,25 kWp), três inversores de 35 kW e um inversor de 14 kW (potência total trifásica 127/220 V, 60 Hz de 119 kW). E também das proteções elétricas, cabos e outros dispositivos elétricos.

Em testes iniciais em dias ensolarados, a energia média diária gerada foi de 750 kWh. Logo, isso representa uma economia média de 40% em kWh na conta de energia elétrica do Ifes Campus Serra. Tal medida signigica uma redução diária de R$ 442,53.
X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas