SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pela segunda vez seguida, a cidade de São Paulo voltou a ter o dia mais quente do ano. Segundo medição feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 15h desta quarta-feira (25) foi registrada a temperatura de 35,8°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte paulistana. A informação é da Defesa Civil estadual.
Na terça (24), o instituto já tinha realizado a medição de 35,1°C no mesmo local.
Até então, o dia mais quente do ano havia sido 16 de março, com 34,7°C de máxima, em pleno verão.
A maior temperatura para o mês é de 24 de setembro do ano passado, com 36,5°C, também segundo o Inmet.
A previsão é que a temperatura continue alta nesta quinta-feira (26), quando há tendência de termômetros na casa de 36°C mais uma vez na capital paulista.
Os recordes estão sendo registrados em meio à sétima onda de calor enfrentada pelo país neste ano.
Meteorologistas explicam que uma onda de calor é quando a temperatura fica 5°C acima da média em ao menos cinco dias.
Conforme a Climatempo, o calorão ocorre em virtude de um bloqueio atmosférico se estabelece na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo as temperaturas elevadas.
Por causa da baixa umidade do ar, a cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção no início da tarde.
Às 15h, de acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar estava em 15%, o menor índice do dia.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Por isso, a indicação é que as pessoas reforcem a ingestão de água e evitem exposição ao sol entre 11h e 16h.
A Climatempo afirma que em meio ao tempo extremamente seco e umidade do ar muito baixa, essa nova onda de calor preocupa devido às queimadas.
Esse cenário fez a Defesa Civil paulista emitir alerta máximo de incêndios para ao menos 48 cidades de São Paulo na última segunda-feira (23).
No início da tarde desta quarta havia quatro municípios com focos de incêndio no estado, em São José do Barreiro, no Vale do Paraíba, em Patrocínio Paulista, na região de Franca, em Bom Jesus dos Perdões, na região de Campinas, e em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo.
No domingo (22) era apenas um município paulista com queimadas.
O calorão da semana poderá ter um refresco na sexta-feira (27), quando uma frente fria deverá trazer chuva e queda da temperatura –a máxima prevista é de de 28°C, aponta o Inmet. No sábado, os termômetros devem alcançar 20°C de máxima.
Boletim da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado), das 11h, apontou que de 17 regiões com medições na cidade de São Paulo, dez estavam com qualidade do ar ruim e uma estava muito ruim, na região do Ibirapuera, zona sul.