A programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Vitória, marcada para 19 de fevereiro, promete uma abertura com tributos e discussões impactantes. Entre os destaques está a homenagem ao influente físico Ennio Candotti e uma palestra do renomado professor Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC. O encontro, que é gratuito e está com inscrições abertas, ocorrerá no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e será transmitido ao vivo.
Evento
A sessão inicial celebrará a vida e o legado de Candotti, falecido em dezembro de 2023, com o lançamento de um livro sobre sua trajetória. Segundo Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, “a obra reúne depoimentos e ressalta a fusão de desenvolvimento nacional e preservação ambiental que Candotti tanto defendeu”. A programação continua com a conferência de Artaxo, que abordará a urgência de abordagens sustentáveis frente às mudanças climáticas, no contexto do tema da Reunião: “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”.
O evento também contará com mesas-redondas, exposições interativas e oficinas educativas, incluindo tópicos como adaptação climática, exploração de biomas oceânicos, e o impacto das políticas públicas em meio ambiente. A volta da SBPC ao Espírito Santo, após três décadas, é vista como uma chance de reforçar o compromisso com o avanço científico e a educação ambiental na região.
Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento.