Primeiro túnel submerso da América Latina começa a ser construído em 2025

Foto: Porto de Santos/Divulgação

O Ministério de Portos e Aeroportos encaminhou na última segunda-feira (30) o projeto do Túnel de Santos para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Com um investimento estimado em R$ 6 bilhões, a obra, que será realizada em parceria entre os governos Federal e de São Paulo, promete ser um marco na infraestrutura da Baixada Santista. O túnel ligará as cidades de Santos e Guarujá, na Região Metropolitana de Santos, sendo o primeiro do tipo na América Latina, com 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade.

Com previsão de início em 2025, a obra visa melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida de cerca de dois milhões de habitantes, além de otimizar o tráfego no Porto de Santos. “O túnel permitirá segregar o tráfego urbano do portuário, facilitando o escoamento da produção e aliviando os congestionamentos”, explicou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O túnel terá capacidade para veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Além disso, a empresa contratada para a obra será responsável também pela operação e manutenção do sistema.

O projeto faz parte de um plano maior de modernização do Porto de Santos, que, segundo o ministro, representa 30% da corrente de exportação e importação do Brasil. Costa Filho ressaltou que o próximo passo será a concessão do Canal do Porto, o que ampliará a capacidade de escoamento da produção nacional, com investimentos previstos para aumentar o calado do porto de 15 para 17 metros em breve.

Em um marco histórico, o ministro destacou que a população aguarda há mais de 100 anos por melhorias na infraestrutura da região. “O túnel e a dragagem do canal são parte do maior projeto de descarbonização da atividade portuária do Brasil. Isso representa um enorme avanço para o desenvolvimento do país”, afirmou Costa Filho.

A parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Governo de São Paulo ainda prevê a concessão de outros portos, como os de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC), além de mais de R$ 2 bilhões em investimentos em dragagem, requalificação e mobilidade urbana. A previsão é que, até 2024, o setor portuário brasileiro cresça mais de 5%, com a geração de 60 mil novos empregos.

O Túnel Santos-Guarujá, projetado para integrar ciclistas e pedestres no mesmo espaço das vias de tráfego, é mais uma iniciativa de infraestrutura de grande impacto para a região, com o objetivo de impulsionar o Brasil no cenário internacional, atraindo investimentos e melhorando a logística nacional.

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