Preliminar do TRE-ES aponta para 114 cassações de registros de candidaturas no Espírito Santo

De um total de 9.847 solicitações de inscrição para candidaturas para prefeito e vereadores no Espírito Santo, nas Eleições 2024, 9.398 tiveram seus pedidos deferidos. Outros 449 candidatos ficaram de fora, por vários motivos, sendo que 114 tiveram seu registro cassado e 166 renunciaram ao intento de disputar o pleito municipal.

Além desses 280 que tiveram impugnação ou renunciaram, os demais 169 tiveram motivos diversos. Desses, três faleceram, 29 aguardam julgamento, 17 tiveram o registro negado deferido, mediante recurso, 86 foram indeferidos em prazo recursal ou com recurso e 34 ainda estão com a candidatura pendente de julgamento.

Indeferidos

Na última atualização da listagem de candidatos indeferidos no Espírito Santo estão 114, sendo que desse total são 108 inscrições de candidaturas para vereador, quatro para vice-prefeito e duas para prefeito. No entanto, a relação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não foi atualizada e não traz a recente impugnação do candidato à reeleição de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão.

Na relação atual do TSE traz como indeferidos os candidatos a prefeito de Irupi, Gerselei Storck, Lelei Storck (PRD) e Wanderley da Silva Santos (Agir), de Jerônimo Monteiro. Os quatro vice-prefeitos impugnados são: 1) Ubaldo Martins (Republicanos), de Bom Jesus do Norte; 2) Cristiano de Souza Marques Filho (DC), de Muqui; 3) Parlo Viana de Sá (PL), de Pinheiros. 4) Raunilho Majeski (Agir), de Santa Maria de Jetibá.

Renúncia

Dos 166 que renunciaram, a maioria é de vereadores. Em cargo de executivo municipal, o TRE-ES informa que está o então candidato a vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Alexon Soares Cipriano (PDT), que era da chapa da candidata a prefeito Lorena Vasques (PSB).

Outro que renunciou foi o ex-candidato a vice-prefeito de Conceição do Castelo, José de Melo (PMB), que estava junto com o candidato a prefeito José Gotardo Spadetto (PMB), que também pediu renúncia e foi aceito pelo TRE-ES.

Outra vice-prefeita que teve pedido de renúncia aceita pela Justiça Eleitoral foi Suely de Andrade da Silva Lima (PSB), de Itapemirim, e que era a companheira de chapa do candidato a prefeito Thiago Peçanha Lopes (PSB). Outro que renunciou foi o candidato a vice-prefeito de Laranja da Terra, o sargento Nivaldo Aparecido da Silva (PL).

Na lista de renúncias, o TRE-ES informa que há o candidato a prefeito pelo PT de Linhares, Wilson Ramos Filho, o Galego. Também conta a renúncia do candidato a prefeito de Muqui, José Luiz Lopes (DC). O Tribunal informa que há ainda a renúncia do candidato a vice-prefeito de Presidente Kennedy, Aluizio Corrêa (União). A renúncia de Reginaldo Quinta (PSD) ainda não está registrada no sistema eleitoral.

Outro a renunciar foi o candidato a vice-prefeito de São Mateus pelo PL, Marcos Felipe Ferrari Bastos. A relação de renúncias de cargos executivos da Justiça Eleitoral conclui com o candidato a prefeito de Vila Pavão, Uelikson Boone, o Bolinha (PSB).

Compartilhe: