SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Dados das subprefeituras da capital paulista indicam que a Enel realizou 1% dos manejos de árvores previstos para 2024. A empresa rebate do dado, porém, afirmando ter executado 99% dos pedidos de poda requisitados pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Podas de árvores são de responsabilidade da prefeitura, mas nos casos em que galhos tocam a rede elétrica, a incumbência é da concessionária que faz a distribuição de energia na cidade. Os números foram divulgados inicialmente pela TV Globo, e confirmados pela reportagem.
Quedas de árvores sobre cabos na última sexta-feira (11) são as principais causas do corte do abastecimento de energia para cerca de 2 milhões de clientes da distribuidora na região metropolitana de São Paulo. Rajadas de vento com mais de 100 km/h afetaram a área de concessão da companhia, resultando no segundo apagão em menos de um ano pelos mesmo motivos.
Convênio firmado entre Enel e prefeitura prevê que a concessionária faça em 2024 o manejo de 240,4 mil árvores. No sistema da Secretaria Municipal das Subprefeituras, porém, existe o registro 1.730 árvores podadas, menos de 1% do previsto.
Ainda de acordo com informações do município, há 6.081 árvores em contato com a rede elétrica além do número acordado com a Enel.
Em relação aos manejos de árvores sem contato com a rede elétrica, a prefeitura diz ter podado 132,8 mil em toda a cidade e removido mais de 10 mil neste ano.
A gestão Nunes também diz ter reduzido o estoque de árvores à espera de poda ou remoção de 81 mil, em 2017, para 14,6 mil, em 2024.
Registros da prefeitura de 2023 também apontam que, no ano passado, a Enel executou 3% das 248,6 mil podas planejadas.
Números da Enel apontam, porém, para resultados completamente diferentes. A empresa afirma ter executado mais de 99% dos pedidos de podas solicitadas pela Prefeitura de São Paulo ou, nos casos em que ainda não realizou o trabalho, a execução poderá ser executada dentro do prazo de 90 dias.
A Enel diz ter recebido neste ano, via ofício da prefeitura, 11,3 mil pedidos de poda. Desse total, 9,4 mil foram atendidos e 1,8 mil estão em andamento, dentro do prazo de execução.
Além do que foi requisitado pela prefeitura, a Enel afirma ter realizado 468 mil podas preventivas em toda sua área de concessão neste ano, sendo 159 mil na capital paulista.
Uma fonte com acesso ao setor técnico da Enel atribuiu a divergência de dados devido a divergências entre os sistemas da companhia e o da prefeitura. A mesma pessoa afirmou que os dados atualizados são informados semanalmente em reuniões com técnicos da administração municipal.