Posto na Ales emite carteira de identidade nacional; 1ª via é gratuita

Foto: Wellington Abner - arquivo/Ales

Desde o ano passado, diversos estados brasileiros começaram a adotar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento com padrão único e número de identificação vinculado ao CPF. A iniciativa visa aprimorar o cadastro de cidadãos, combater fraudes e aumentar a segurança nos processos de identificação em todo o Brasil.

No Espírito Santo, a CIN pode ser emitida em diversos postos de atendimento espalhados por 75 municípios. Um dos principais pontos de emissão está localizado no Espaço Assembleia Cidadã, na Assembleia Legislativa (Ales), em Vitória. O posto de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, com horário reduzido em janeiro, funcionando das 13h às 17h.

Para ser atendido, é necessário agendar previamente o atendimento por meio do portal eletrônico: agenda.es.gov.br. As vagas são liberadas todas as sextas-feiras, às 8h, para a semana seguinte. O agendamento online é obrigatório apenas nos postos de maior movimentação. Para os postos em cidades do interior, o agendamento pode ser feito diretamente na unidade.

Eric Vinícius Santa Clara, perito oficial criminal da Polícia Científica do Espírito Santo, explica: “O agendamento on-line é disponível apenas nos postos de maior demanda, enquanto em outras localidades, como as do interior, o agendamento é feito diretamente no posto de atendimento. Estamos trabalhando para expandir o atendimento para os três municípios restantes ainda em 2025.”

Além do agendamento, é importante que o cidadão esteja atento à documentação necessária para solicitar a CIN. São exigidos os documentos originais conforme o estado civil: certidão de nascimento para solteiros e certidão de casamento para casados ou divorciados. Também é recomendada a apresentação de um comprovante de residência.

A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita, assim como as renovações por expiração do prazo de validade. Com a integração dos dados de identidade em todo o país, o governo terá acesso a informações padronizadas que facilitarão o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e assistência social. No futuro, ao buscar serviços como consultas no SUS ou benefícios do Bolsa Família, os cidadãos terão seus dados de identidade acessados de forma ágil e segura.

Os cidadãos têm até 2032 para substituir o antigo RG pela CIN.

Serviço Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Local: Posto de Identificação – Espaço Assembleia Cidadã (térreo da Assembleia Legislativa)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h (em janeiro, das 13h às 17h).
Telefone: (27) 98871-3848

Compartilhe:

Últimas Notícias
Editorias