Seleção africana buscou empate por 1 a 1 nos minutos finais e marcou pela primeira vez em uma edição do Mundial
Portugal estreou com tropeço na Copa do Mundo 2026. A seleção portuguesa ficou no empate por 1 a 1 com a República Democrática do Congo, nesta quarta-feira (17), em Houston, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo K.
O resultado teve sabor especial para os congoleses. Além de segurar uma das seleções mais tradicionais da Europa, a República Democrática do Congo marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo e saiu de campo com um ponto importante na briga por classificação.
Portugal começou melhor e abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo. Pedro Neto fez o cruzamento, e João Neves apareceu na área para marcar de cabeça. O gol cedo deu vantagem ao time europeu, mas a equipe não conseguiu transformar a maior posse de bola em domínio ofensivo.
Cristiano Ronaldo teve dificuldade para participar do jogo. Bem marcado, o atacante recebeu poucas bolas em condições de finalização e não conseguiu ser decisivo na estreia portuguesa.
A República Democrática do Congo cresceu principalmente na reta final do primeiro tempo. A seleção africana passou a explorar contra-ataques e bolas levantadas na área, até chegar ao empate aos 45 minutos. Arthur Masuaku cruzou, e Yoane Wissa apareceu livre para cabecear e deixar tudo igual.
No segundo tempo, Portugal tentou retomar o controle da partida e chegou a balançar a rede com João Cancelo, mas o lance foi anulado por impedimento. A equipe portuguesa seguiu com dificuldades para furar a marcação congolesa, que se manteve compacta e conseguiu afastar os principais perigos.
A República Democrática do Congo também teve chance de virar. Em contra-ataque pela esquerda, Cédric Bakambu recebeu em boa condição, mas finalizou por cima do gol. Do outro lado, Francisco Conceição deu mais velocidade ao ataque português e participou das melhores jogadas da etapa final, mas a pressão não foi suficiente para mudar o placar.
Com o empate, Portugal e República Democrática do Congo somam um ponto no Grupo K. Na segunda rodada, Portugal enfrenta o Uzbequistão na terça-feira (23), em Houston. No mesmo dia, a seleção congolesa encara a Colômbia, em Guadalajara, no México.
Com informações da Agência Brasil