quinta-feira, 11 agosto, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Propina das Ambulâncias em Marataízes chegou aos R$160 mil

O início da relação do empresário John Lennon Sala Damiani e sua empresa Removida Emergências Médicas com a prefeitura de Marataízes aconteceu de forma legal, segundo declarações do próprio empresário em acordo de colaboração premiada fechado com o Ministério Público Federal. Mas, não demorou muito para que o grupo de agentes públicos começasse a pressionar o empresário por dinheiro. As declarações constam do Pedido de Busca e Apreensão Criminal de nº 5006212852022402.000/RS a partir do qual a Polícia conduziu as operações em Marataízes ao qual a reportagem do Vitória News teve acesso.

Propina – A mudança na relação da empresa Removida com o município começou a mudar, segundo o empresário, quando Eraldo comunicou a ele que o contrato para fornecimento das ambulâncias seria cancelado porque o município receberia verba federal para comprar os veículos e que, portanto, não precisaria mais do serviço de aluguel. Nessa conversa Eraldo teria dito que, para que o contrato não fosse cancelado, John Lennon teria que dizer “como poderia ajudar” e ameaçou o empresário lembrando a ele que, em caso de suspensão do contrato, a demanda trabalhista seria muito grande para a sua empresa. 

Diante da ameaça, o empresário ofereceu a Eraldo uma comissão de 5% do lucro. Como resposta Eraldo teria dito, ainda segundo o depoimento de John Lennon à Justiça, que “ia falar com o prefeito sobre a oferta”. Em outra ocasião, o secretário de Saúde comunicou ao empresário sobre o aceite do prefeito e explicou a ele como seriam os pagamentos: “o valor teria que ser de 5% em cima do valor mensal do contrato, o que daria em torno de 10 mil por mês, pagos, (…) de 3 em 3 meses”. Dias depois, no entanto o secretário informou ao dono da Removida que o valor da propina seria de 10% sobre valor do contrato e não de 5%. Ao todo o empresário entregou à quadrilha algo em torno de R$ 160 mil. 

 

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas