A ideia partiu do Deputado Neucimar Fraga (PP/ES) sobre criar uma universidade federal digital e foi materializada no projeto de lei (PL) 3.342/2021 em tramitação na Câmara dos Deputados desde o final de 2021. O projeto sensibilizou o ministro da Educação Victor Godoy Veiga e esta semana, os dois participaram de um debate na Câmara dos Deputados onde o tema foi abordado, com o ministro admitindo que já há um projeto do Governo para viabilizar a iniciativa.
Respondendo a uma intervenção do deputado do Espírito Santo, o ministro afirmou que o ministério já está pensando na criação da universidade digital no país.
“ Já temos um estudo, fizemos uma avaliação de diversas instituições dessa natureza em todo o mundo… Nós temos a Open University, em Londres, fomos visitar a Open University para entender como é que é a lógica de funcionamento…
Democratização –
Segundo Neucimar Fraga “A criação da Universidade Federal Digital do Brasil, no modelo 100% virtual, atenderá a milhões de alunos em todas as localidades do país, ampliando assim a oferta e democratizando o acesso ao ensino no Brasil.”
O ministro Victor Godoy anunciou que a ideia já tem um projeto piloto chamado Reúne Digital. “O objetivo é implantar o projeto em dez universidades federais em que a gente pretende oferecer cursos de graduação na modalidade a distância, serão 15 mil matrículas já nesse primeiro experimento”, disse.
Ainda segundo o ministro já são 10 universidades atuando como parceiras do Reúne Digital e a intenção é que ele seja expando, num futuro momento, todas as universidades federais.