Rigoni sugere inclusão de medicamentos para fibrose cística no SUS - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Política
Rigoni sugere inclusão de medicamentos para fibrose cística no SUS
Publicado por Redação VitóriaNews
Maryanna Oliveira/Ag Câmara
O deputado federal Felipe Rigoni enviou indicação formal ao Ministério da Saúde para que medicamentos para tratamento da fibrose cística sejam incluídos no SUS. A doença é rara, grave e progressiva, e os novos remédios, descobertos a partir de 2012, têm ampliado as disputas judiciais entre familiares e poder público.

Os medicamentos Kalydeco (ivacaftor) e Orkambi (ivacaftor + lumacaftor) vêm sendo utilizados sucesso em países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, entre outros. “O uso dos remédios vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuir o custo com tratamentos menos eficazes e reduzir a judicialização da Saúde”, pondera o parlamentar.

Em 2019, o deputado federal destinou R$ 1,5 milhão em emendas à Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo para apoiar estudos relacionados à fibrose cística. Rigoni também atuou ativamente no processo de incorporação do Spiranza (nusinersen) ao SUS para tratamento de pacientes com tipo 1 de  Amiotrofia Muscular Espinhal (AME).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas