CPI's da Assembleia convocam presidente da BHP, proprietária da Samarco - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Política
CPI's da Assembleia convocam presidente da BHP, proprietária da Samarco
O cidadão não pode pagar essa conta, disse o presidente da CPI das Licenças, Marcelo Santos
Publicado por Redação VitóriaNews

Durante reunião das Comissões Parlamentares de Inquérito das Licenças e da Sonegação Reunidas (CPI's Reunidas) nesta segunda-feira (2), deputados membros aprovaram a convocação do presidente da mineradora anglo-australiana BHP Billiton para prestar esclarecimentos acerca da atuação da Fundação Renova, criada para reparar os danos ambientais e sociais causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, com reflexos em diversas cidades capixabas e deixou 19 mortos no que foi o maior acidente ambiental do país.

Além do presidente da BHP, que é sócia da mineradora Samarco, as CPI's Reunidas ainda aprovaram sugestão dos deputados Euclério Sampaio e Enivaldo dos anjos para convocação de outros dois administradores da empresa no Brasil bem como dois representantes durante a assinatura do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado com Poder Público e Ministérios Públicos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

"Já se passaram mais de três anos desde o incidente em Minas Gerais que matou 19 pessoas, atingiu diversos municípios capixabas e ainda provoca uma tremenda crise para quem está no leito do Rio Doce ou mesmo na foz, em Linhares. Foi firmado um TTAC para reparar esses danos e, mesmo assim, os termos não estão sendo cumpridos, já que o prazo para algumas indenizações venceu ainda em 2017. Enquanto tivermos dúvidas quanto a atuação das mineradoras ou mesmo da Fundação Renova, vamos convocar e ouvir os responsáveis pois o cidadão não pode pagar essa conta. São capixabas e mineiros que estão sem poder trabalhar, sem ter de onde tirar seu sustento", protestou Marcelo Santos, presidente da CPI das Licenças.

Os convocados devem comparecer à reunião das Comissões Reunidas no próximo dia 16, às 10 horas.

 

X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas