SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um policial militar joga spray de pimenta no rosto de um morador da comunidade de Heliópolis, localizada na zona sul da cidade, no último sábado dia (28).
Imagens mostram que vítima estava desarmada e caminhava sozinha pela rua. Morador andava cambaleando quando o PM se aproxima armado.
Após ser atingido pelo gás, o idoso se desequilibra e encosta na viatura. O policial, em seguida, xinga o homem e diz para ele não encostar no veículo. “Não encosta na p**** da viatura, c******!”, grita o agente.
Testemunhas registraram o momento. Agressão ocorreu durante operação da Polícia Militar em Heliópolis, maior favela da capital paulista.
O PM foi removido da Força Tática. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, um Inquérito Policial Militar também foi instaurado visando compreender todo o contexto para a sua devida responsabilização. “A Polícia Militar lamenta a conduta do policial”, diz nota do governo paulista.
A Ouvidoria da Polícia de São Paulo repudiou a agressão cometida pelo policial militar. “Um procedimento já foi instaurado e encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar para apurações do caso, inclusive solicitando o afastamento do policial das funções de rua”, segundo a Ouvidoria.
A reportagem não conseguiu localizar o morador atingido no rosto. O espaço segue aberto para manifestação.