Plano de Milei atinge bolso de brasileiros na final na Argentina

BUENOS AIRES, ARGENTINA (UOL/FOLHAPRESS) – Atleticanos e botafoguenses têm sentido no bolso os dias em Buenos Aires (Argentina) para a final da Libertadores. A política econômica do presidente Javier Milei tem refletido diretamente nos preços e a estratégia financeira da viagem dos torcedores tem passado por mudanças no orçamento.

JEITINHO BRASILEIRO

O aperto nas contas tem feito com que muitos estejam apelando para o “jeitinho brasileiro”. Alguns, por exemplo, têm trocado o conforto do transporte por aplicativo pela caminhada.

Na alimentação, uma grande quantidade opta por lanches. Quem alugou apartamentos ou casas por “Airbnb” têm comprado comidas no mercado e feito suas refeições na residência para economizar.

Está puxado. Eu vim aqui há dez anos e agora está completamente diferente para o brasileiro. Quando eu vim, não gastei praticamente nada. Achamos até engraçado de tanto que era barato. Agora estamos preferindo ir a pé, às vezes, do que pegar carro de aplicativo porque o preço está desproporcional. É uma diversão que está saindo meio cara, mas se Deus quiser irá valer a pena (risos).Atleticano que almoçava no mesmo restaurante da reportagem

CHOPE A R$ 34 NOS PONTOS TURÍSTICOS

Quem consome bebida alcoólica também tem sofrido bastante. Um copo de chope nos locais mais turísticos está custando, em média, 6 mil pesos, o que é equivalente a cerca de R$ 34. Por isso, muitos têm optado por comprar nos chamados “kioscos”, que são pequenas mercearias que vendem a preços menores.

Outros têm sido mais ousados e levado bebidas compradas no mercado para as ruas, algo que não foi recomendado pelas autoridades locais por medidas de segurança. Geralmente, escondem em sacolas ou caixas.

“Mais de R$ 30 está pesado! Tentei desenrolar promoção e não tinha. Tentei desenrolar um ‘chorinho’ e não tinha. Está complicado!”, disse um botafoguense que “invadiu” a live do UOL para fazer seu protesto etílico.

CAMISA DO BOCA A R$ 700

O UOL esteve nas sedes de dois grandes clubes da Argentina nesta quinta-feira (29) e os preços das camisas oficiais de jogo têm assustado os brasileiros.

Na loja oficial do Boca Juniors, na Bombonera, por exemplo, a atual estava 120 mil pesos, o que equivale a cerca de R$ 711. Mesmo assim, existia uma fila longa de atleticanos e botafoguenses para acessar o local.

Na do Racing está um pouco mais barato, mas nem por isso deixa de estar salgado. A tradicional, listrada em azul e branco está 85 mil pesos (cerca de R$ 504).

MILEI FALA EM ‘POLÍTICA DE AUSTERIDADE’

Javier Milei assumiu a presidência na Argentina em 10 de dezembro de 2023. Desde então, tenta emplacar o que chama de “política de austeridade”, que contempla uma desregulamentação da economia, redução do tamanho do Estado e corte de gastos públicos. Essas medidas visam reduzir o déficit fiscal, mas têm impacto significativo na população, especialmente nos mais vulneráveis.

Pesquisas, por exemplo, apontam que a taxa de pobreza no país aumentou para mais de 50% da população nos primeiros seis meses do Governo Milei.

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