A Prefeitura de Vitória assinou o contrato para a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória. O Mergulhão de Camburi eliminará a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Micheline. O consórcio vencedor da licitação terá até R$ 77,5 milhões para elaboração dos projetos, orçamentos e execução das obras do Mergulhão de Camburi. Após assinatura da ordem de serviço serão 15 dias para mobilização, sete meses para a elaboração dos projetos básicos e a obra concluída após mais 24 meses.
“É importante ressaltar que essa obra será contratada com recursos próprios, sem empréstimos ou convênios. Qual a importância disso? A certeza que a obra terá início, meio e fim. São R$ 77,5 milhões disponíveis para a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória. O consórcio vencedor tem seis meses para iniciar a obra. Até o final do ano teremos o canteiro de obras e o início das intervenções”, completou o prefeito.
O objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região Norte de Vitória, beneficiando diretamente o bairro Jardim Camburi, com uma livre passagem entre a rua Gelú Vervloet (Norte-Sul) e a avenida Dante Micheline e desobstruindo o acesso norte da cidade.
A obra vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para zero a 10 segundos. A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33km/h com os dois mergulhões.
Passagens
A interseção proposta mantem todos sentidos de circulação existentes em três faixas, como é hoje, e acrescenta duas passagens inferiores (Mergulhão 01 e Mergulhão 02) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Micheline.
“Sem cruzamentos, sem semáforos e sem impacto na paisagem. A avenida Dante Micheline não terá elevados ou viadutos. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado. Durante todas as fases da obra serão mantidas todas as faixas tráfego hoje existentes”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.
A passagem inferior 1 elimina o cruzamento do fluxo de veículos provenientes da BR-101 (Bairro de Fátima) no sentido Tubarão. A passagem inferior 2 elimina o cruzamento do fluxo proveniente de Jardim da Penha no sentido BR-101.
O veículo originário da BR-101 – sentido Tubarão – circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão o veículo acessa a rampa descendente, até atingir a Mergulhão 01, que se prolonga sob pista esquerda da Av. Dante Micheline (sentido Tubarão) e alça de acesso a BR-101 (veículos provenientes de Jardim da Penha), após transpor o Mergulhão 01, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da Dante Micheline.
O veículo proveniente de Jardim da Penha com destino a BR-101 também circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão, após transpor a laje superior do Mergulhão 1, percorre rampa descendente, até atingir o Mergulhão 02, que se prolonga sob pista esquerda (sentido Tubarão) da avenida Dante Micheline. Após transpor o Mergulhão 02, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da rua Gelú Vervloet.
O consórcio vencedor da a licitação deverá planejar e executar as obras mantendo a circulação viária, a mobilidade dos pedestres e ciclistas. Não poderá haver interrupção de qualquer serviço público sob concessão – água, energia, gás, fibra ótica, internet, telefone etc. Assim como as ações de proteção ao meio ambiente prevista em legislação deverão ser consideradas no projeto.